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No livro "Corte de espinhos e rosas" da escritora americana Sarah J. Maas, a personagem Nestha, depois acontecimentos drásticos na sua vida, se distancia por completo de outras pessoas durante anos, porém Nestha não recebe ajuda em relação ao seu comportamento, mas sim julgamentos em forma de opinião. Infelizmente a narrativa não destoa da realidade, na qual, indivíduo que sofrem com doenças mentais são tachadas como preguiçosas e ignorantes. Isso ocorre pela falta de conhecimento e pouca visibilidade que a sociedade tem pelo assunto, o que acarreta no agravamento da saúde mental dos pacientes.

É importante ressaltar que, boa parte da população ainda trata essa discussão como desnecessária, além de achar que as pessoas afetadas estão tentando buscar atenção. Neste sentido, não é coincidência o fato de que, segundo a OMS, o Brasil é o país com mais depressivos na América Latina.

No entanto, por conta de um corpo social desinformado, temos como consequência o agravamento da saúde mental das pessoas que portam as doenças, que, além de serem impostas à comentários totalmente preconceituosos, se encontram desamparados também no que se diz respeito aos tratamentos médicos adequados.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Saúde, junto com a mídia, deve instruir a população por meio de uma campanha sobre as doenças mentais que existem no Brasil. Nelas devem conter palestras, que também serão emitidas pela TV, com o intuito de conscientizar os ouvintes sobre a importância de uma saúde mental estável. Espera-se, com essas medidas, que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira seja freado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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