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Segundo o Iluminismo, "A sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro". Isto é, muito se tem discutido acerca do estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira,pois há ausência de tratamentos adequados da sociedade referente as pessoas que apresentam alteração do estado de bem-estar. Logo,medidas precisam ser postas em prática para atenuar o entrave.
Em primeira análise, observa-se que as doenças mentais estão crescendo gradativamente todos os anos. Com a presença da pandemia no ano de 2020/2021, é nítido como tal assunto está em debate nas mídias sociais, porém ainda assim é visto um descrédito referente a saúde mental, principalmente nos idosos que denominam como frescura ou tempo de sobra para pensar em "besteira". Ou seja, ainda que a depressão, a esquizofrenia e o trastorno afetivo bipolar esteja recorrente na sociedade, os três não são tratados como adoecimento da mente por todos.
Por conseguinte, a morte por meio do suícidio em aumento, principalmente por jovens e mulheres. No filme, "Por lugares invisíveis", pode-se ver um jovem que possuia bipolaridade e era tido como louco pelos seus colegas, se suicida no final da trama. Em outras palavras,o menosprezo dos indivíduos que pertenciam a comunidade escolar influênciou na decisão do garoto, visto que ele se sentia uma péssima pessoa. Dessa forma, ao desmerecer aqueles que passam por dificuldades e tratá-los diferente negativamente agrava problemas que levam a morte.
Em virtude dos fatos, mencionados, ações são necessárias para minimizar os estigmas associados às doenças mentais. Dessa maneira, o governo, por meio do Ministério da Educação, deve promover discussões nas aulas de história mostrando pessoas que sofriam problemas psicológicos e foram chamados de loucos pela sociedade. Assim, desde adolescentes os indivíduos aprenderão sobre a importância e a gravidade de tratamentos inadequados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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