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#55907
Na série "Atypical", é retratado a vida de Sam, um jovem com autismo que frequenta a escola, tem um emprego, começou a namorar e planeja ir para a faculdade. No entanto, fora da ficção, as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), assim como o protagonista, enfrentam várias dificuldades devido à falta de inclusão social. Em vista disso, a realidade apresentada na série está relacionada aos transtornos mentais e a inclusão desses indivíduos na sociedade.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o transtorno mental não é frescura, pensar de tal forma é consequência do senso comum. Sendo assim, uma representação errada de uma doença preocupante que vem comprometendo 1 em cada 20 pessoas, mas que continuam ignorando. Esse desconhecimento das doenças mentais, faz com que o indivíduo fique desamparado, principalmente no que diz respeito aos tratamentos médicos adequados.
Além disso, pessoas com depressão, ansiedade, transtorno bipolar e outros transtornos mentais graves possuem mais dificuldades em ingressar no mercado de trabalho, devido ao preconceito. O corpo social os vê como incapazes e desqualificados para realizar os serviços.
Em virtude dos fatos, é necessário que o Estado tome providências perante o quadro atual. Para resolver o problema do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, urge que o governo, por meio de investimento na saúde, consiga garantir melhores acessos ao atendimento médico, como: psicólogos e psiquiatras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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