Em primeiro plano, vale salientar a maneira como parte do Estado trata as questões psíquicas no Brasil.Isso porque,como afirma Gilberto Dimenstein,em sua obra "cidadão de papel" a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria não se cumpre na prática. Prova disso, é a escassez de programas satisfatórios voltados para a aplicação do artigo 6 da "Constituição Cidadã" que garante,entre tantos direitos, a saúde.Isso é notório seja pela pequena mobilização acerca da saúde mental,seja pelo pouco espaço destinado ao tratamento das doenças mentais nos hospitais.Assim, infere-se que nem mesmo o princípio jurídico foi capaz de combater o estigma relacionado a saúde mental.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a banalização acerca do assunto,como outro fator que contribui para a manutenção do preconceito contra as doenças psiquiátricas.Para entender tal problemática é preciso relembrar a obra teoria "Banalização do Mal"da teórica alemã Hanna Arendt,segundo Hanna,o verdadeiro mal é aquele constantemente ignorado pela sociedade.Nesse sentido, é explícito afirmar que a questão mental quase sempre é tratada de forma banal,ou como tabu,pelo corpo social. Em consequência disso,muitos indivíduos adoecidos mentalmente não procuram ajuda profissional,por medo de repressão e piadas sobre seu quadro psíquico.Diante disso,urge que medidas sejam efetivadas para a reversão desse quadro.
Portanto, faz-se urgente que o Ministério Público,cujo dever é garantir a ordem jurídica e a defesa dos interesses sociais, cobre do Estado ações concretas a fim de combater o preconceito em torno das doenças mentais.Entre essas ações, deve-se incluir parceria com a mídia,promovendo propagandas de apelo emocional,mediante depoimentos de indivíduos que sofrem com esse estigma.Ademais, é preciso haver mudanças,para que assim a realidade de Arthur não seja mais abrangente no País.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.