Além disso, é importante salientar que, ao longo do tempo esta sendo uma ferramenta exemplar para se ter uma concepção de cidadania. Como por exemplo em 2017 o clube de Lewes FC na Inglaterra se tornou o primeiro do mundo a equiparar salários de homens e mulheres, igualando suas condições de trabalho e oferecendo a equipe feminina investimentos em gramados e equipamentos de treinamento. Inclusive, clubes na Europa defenderam a causa LGBT como Liverpool e Manchester City usando em suas redes, atrás dos escudos, as cores do arco-íris, além de, campanhas na terra da rainha usarem braçadeiras com íris como símbolo de superação a esse preconceito.
Ainda convém analisar que, recentemente no Brasil o Futsal Down vem se destacando perante a comunidade e buscando visibilidade servindo de inspiração para a juventude que contém a síndrome. Dessa forma, o esporte esta certificando que a inclusão social seja realizada no país de forma perceptível. Por outro lado, o governo não acarreta em investimentos necessários para a manutenção ou adição de infraestruturas para quadras e parques públicos que possibilitariam sua prática. Consequentemente, esse fator resultaria na falta de interesse da população na sua concretização, que por seu lado encontra obstáculos como falta de tempo e dinheiro, o que dificultaria a interação no esporte e cidadania.
Conclui-se que, as oportunidades que as pessoas teriam com a realização esportiva expandindo a prática de esportes no Brasil possibilitariam sua inclusão social e bem-estar de saúde. Diante disso, o país apresenta-se com pouquíssimas áreas qualificadas para sua realização, e cabe ao governo executar as manutenções das quadras e parques Brasileiros para que a qualidade seja apta a sua utilização. Alias, o incentivo esportivo nas escolas com competições interescolares pode ser realizado com mais frequência, se o Ministério do Esporte em parceria com escolas possibilitar o acesso a praticas esportivas e a cidadania.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada