Avatar do usuário
Por mpdeand
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50172
ESCASSEZ DE ÁGUA NO BRASIL E RECURSOS HÍDRICOS

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu 6º artigo a universalização de direitos igualitários como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a desconsideração do Estado perante a escassez hídrica e desigualdade social presente no Brasil. Diante desse cenário, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de ações governamentais para a distribuição equitativa de água no território brasileiro. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, trata-se de uma violação do “contrato social”, já que o Estado não realiza sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a água, o que é evidente no país.

Além disso, é fundamental apontar a desigualdade social como outro fator impulsionador pela permanência da problemática. Na obra literária “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, por exemplo, é retratado o anseio pela sobrevivência humana e a busca por um direito universal: a água. Paralelamente, a realidade brasileira no século XXI também é marcada pela miséria e falta de recursos hídricos. Logo, fica claro que é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, é mister que o Estado tome as devidas providências para amenizar o quadro atual. Para o acesso universal à água, urge que o governo realize, por meio de fundos, um projeto que tenha como o objetivo investir em saneamento básico, visando a melhor gestão e expansão do acesso hídrico para as populações impactadas pela falta de água. Somente assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por mpdeand
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#51116
@Geralcinoj
@jherodrigues
@Ashiley
@GlendaMorais
@bylaabs

Podem pontuar a minha redação?
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A falta de Recursos HÍDRICOS no Brasil.
por Aluninh    - In: Outros temas
2 Respostas 
103 Exibições
por Aluninh
0 Respostas 
106 Exibições
por malu0s
0 Respostas 
114 Exibições
por gamalcaburio
0 Respostas 
1082 Exibições
por IsadoraCris
0 Respostas 
1305 Exibições
por cai6
0 Respostas 
71 Exibições
por iarley00
0 Respostas 
86 Exibições
por iarley00
O perigo da escassez da água no Brasil.
por Alunaaaamed    - In: Outros temas
2 Respostas 
120 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
76 Exibições
por vitoriacarv
0 Respostas 
42 Exibições
por barbarageres
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM