Primeiramente, convém ressaltar que o bullying contribue para o problema a respeito da crescente violência nos colégios brasileiros. Isso por que, tal caso gera injustiça e agressão, tanto moral quanto física que vem afetando os estudantes e professores. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é garantido a dignidade e o bem estar social. Contudo, os graves impactos causados pelo bullying impedem que os indivíduos tenham esse direito na prática. Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue.
Ademais, é nítido que as dificuldades de manter uma harmonização e pacificação nas escolas ascendem à medida que a nociva influência das redes sociais tem percorrido entre os jovens. Com isso, o discord, exemplo de ferramenta midiática comunicativa tem influenciado negativamente os alunos com formulação de desafios perigosos e planos de ataque às instituições de ensino. Nesse sentido, é urgente que medidas sejam prontamente tomadas para que a internet possa ser usada com consciência e responsabilidade em prol da estabilização em razão da violência atrelada na sociedade.
Portanto, visando a educação dos alunos acerca do comportamento ideal no ambiente estudantil, bem como a elucidação sobre o consumo das redes sociais, é preciso que o Ministério da Educação promova a capacitação e formação de professores que ensinem valores éticos, com apoio das familias por meio de reuniões e palestras frequentes que auxiliem no desenvolvimento pessoal e tecnológico dos estudantes. Assim, poderá diminuir a violência nas escolas nacionais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.