Avatar do usuário
Por isas522
Quantidade de postagens
#119993
Segundo o conceito de "dignidade humana", do filósofo Immanuel Kant, é dever do ser humano tratar os demais com respeito sejam eles quem forem. Entretanto, no Brasil a realidade não destoa desse fenômeno, uma vez que a violência escolar tomou-se relevante na sociedade. Isso é uma problemática que deve ser enfrentada, já que infere na segurança dos cidadãos. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se consideráveis: o bullying e a influência negativa das mídias sociais.
Primeiramente, convém ressaltar que o bullying contribue para o problema a respeito da crescente violência nos colégios brasileiros. Isso por que, tal caso gera injustiça e agressão, tanto moral quanto física que vem afetando os estudantes e professores. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é garantido a dignidade e o bem estar social. Contudo, os graves impactos causados pelo bullying impedem que os indivíduos tenham esse direito na prática. Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue.
Ademais, é nítido que as dificuldades de manter uma harmonização e pacificação nas escolas ascendem à medida que a nociva influência das redes sociais tem percorrido entre os jovens. Com isso, o discord, exemplo de ferramenta midiática comunicativa tem influenciado negativamente os alunos com formulação de desafios perigosos e planos de ataque às instituições de ensino. Nesse sentido, é urgente que medidas sejam prontamente tomadas para que a internet possa ser usada com consciência e responsabilidade em prol da estabilização em razão da violência atrelada na sociedade.
Portanto, visando a educação dos alunos acerca do comportamento ideal no ambiente estudantil, bem como a elucidação sobre o consumo das redes sociais, é preciso que o Ministério da Educação promova a capacitação e formação de professores que ensinem valores éticos, com apoio das familias por meio de reuniões e palestras frequentes que auxiliem no desenvolvimento pessoal e tecnológico dos estudantes. Assim, poderá diminuir a violência nas escolas nacionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por elizasolanum
Quantidade de postagens
#120278
Oii! Vou corrigir sua redação com o que eu sei sobre as competências

Competência 1 - 120 pontos
Demonstra domínio regular da escrita formal. Apresenta alguns desvios gramaticais como concordância, pontuação e regência.

Ex 1: "Entretanto, no Brasil [vírgula] a realidade não destoa desse fenômeno..."

Ex 2: "uma vez que a violência escolar tomou-se relevante [1] na sociedade..."

Ex 3: "Primeiramente, convém ressaltar que o bullying contribue [contribui] para o problema..."

Ex 4: "Isso por que [porque], [sem vírgula] tal caso gera injustiça e agressão..."

Ex 5: "gera injustiça e agressão, tanto moral quanto física [vírgula] que vem afetando os estudantes e professores..."

Ex 6: "é garantido [garantida] a dignidade e o bem estar social..."

Ex 7: "Com isso, o discord [2], exemplo de ferramenta midiática comunicativa..."

Ex 8: "em razão da violência atrelada na [atrelada à] sociedade..."

Ex 9: "Assim, poderá diminuir a violência nas escolas nacionais." [3]

Ex 10: "Com isso, o discord, exemplo de ferramenta midiática comunicativa [vírgula] tem influenciado negativamente os alunos..."

[1]: Eu recomendaria usar outro termo ao invés de relevante. Talvez "recorrente"?

[2]: Não tenho certeza, mas acredito que Discord, por ser meio que um nome próprio, deva começar com letra maiúscula.

[3]: Acho que fica melhor se reformular essa frase para: Assim, a violência nas escolas nacionais poderá ser diminuída." ou até usar "...será diminuida".

Competência 2 - 80 pontos
A introdução foi um pouco contraditória mas apresentou as teses.

No desenvolvimento 1, o repertório e o argumento não conversam muito. Seu argumento faz sentido, só faltou o desenvolver mais juntamente ao repertório.

Faltou repertório para sustentar seus argumentos no desenvolvimento 2.

Competência 3 - 120 pontos
No desenvolvimento 1 acho que faltou explorar a tese, você poderia falar mais sobre como o bullying pode acarretar na violência.

No desenvolvimento 2 há partes que poderiam ser melhores desenvolvidas. Poderia explicar um pouco mais sobre como os jovens são influênciados.

Ex: "Nesse sentido, é urgente que medidas sejam prontamente tomadas [4] para que a internet possa ser usada com consciência..."

[4]: Como assim tomadas? Desenvolva um pouco mais.

Tente selecionar seus argumentos e opiniões e colocar em partes mais estratégicas do seu texto. É importante para essa conpetência que seu texto tenha uma boa direção. Você tem que fazer o corretor entender onde você quer chegar, sabe?

Competência 4 - 160 pontos
Fez um bom uso dos conectivos!

No entanto, faltou um pouco de coerência em algumas partes do texto:

Ex: "Segundo o conceito de "dignidade humana", do filósofo Immanuel Kant, é dever do ser humano tratar os demais com respeito sejam eles quem forem. Entretanto, no Brasil a realidade não destoa desse fenômeno, uma vez que a violência escolar tomou-se relevante na sociedade..."

O fenômeno seria o conceito de Kant? Fica um pouco contraditório pois você afirma que no Brasil a realidade NÃO destoa desse conceito (respeito mútuo) e em seguida você afirma que a violência escolar está presente.

Competência 5 - 120 pontos
Análise da sua proposta de intervenção:

Agente: Ministério da Educação
Ação: promova a capacitação e formação de professores que ensinem valores éticos
Meio: por meio de reuniões e palestras frequentes que auxiliem no desenvolvimento pessoal e tecnológico dos estudantes
Efeito: Assim, poderá diminuir a violência nas escolas nacionais.
Detalhamento: ?

A ação seria promover a capacitação dos professores que ensinam valores éticos ou promover o ensinamento dos valores éticos pelos professores?

Quanto ao meio, eu te aconselharia a explicar um pouco mais sobre o objetivo dessas palestras.

É interessante incrementar um pouco mais no efeito, talvez mencione que os estudantes estarão mais conscientes de suas ações para daí sim falar que a violência será diminuída.

O detalhamento não foi específicado.

NOTA: 600

Continue escrevendo e pratique esses pontos que eu mencionei, você trouxe uma discussão pertinente, só faltou se atentar aos erros gramaticais e a organização do texto. :mrgreen:
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
715 Exibições
por ApenasSamuel
Escalada da violência escolar no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
0 Respostas 
336 Exibições
por Casey12
0 Respostas 
35 Exibições
por Bilibio
0 Respostas 
25 Exibições
por Bilibio
1 Respostas 
237 Exibições
por Taina2005
A evasão escolar e a violência no Brasil.
por Berimb    - In: Outros temas
0 Respostas 
391 Exibições
por Berimb
A evasão escolar e a violência no Brasil
por csampaio    - In: Outros temas
4 Respostas 
241 Exibições
por csampaio
Evasão escolar e violência no Brasil
por Lu0    - In: Outros temas
0 Respostas 
85 Exibições
por Lu0
0 Respostas 
141 Exibições
por Jessieamar
0 Respostas 
234 Exibições
por Jessieamar

Se está à procura de quais os melho[…]

O lema positivista na bandeira nacional sugere a b[…]

Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM