Página 1 de 1

(ESA) Assédio no ambiente de trabalho

Enviado: 09 Jul 2021 20:23
por Jocklevirol
Segundo definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), pode-se considerar como assédio sexual atos de insinuações, convites impróprios e contatos físicos forçados, caracterizando-se pela ausência de reciprocidade e constrangimento da vítima. No que tange tal assunto em relação ao ambiente trabalhista, destacam-se dois pontos: a intimidação de colegas e a chantagem de superiores.
A intimidação ocorre sem a exigência de diferenças hierárquicas, por meio d atos ode o agressor gere sobre a agredida sentimentos negativos, podendo vir a influênciar o desempenho profissional e obtenção de possíveis promoções. Muitos desses casos resultam em pedidos de demissão, graças à opressão do assediador.
Já a chantagem exige, obrigatoriamente, que o agressor seja hierarquicamente superior à agredida. Seus efeitos e ações se tornam potencializados pelo poder e influência exercido sobre a vítima.
Ambos os casos de assédio sexual são extremamente prejudiciais à saúde psicológica das vítimas que se sentem ameaçadas, lesadas e ofendidas. Sentimentos que se apresentam muitas vezes ampliados pela impotência frente ao assediador, seja por diferença hierárquica, seja por depender do emprego onde é agredida.