Para combater eficazmente a escravidão moderna, é essencial que os governos e organizações internacionais fortaleçam as leis e regulamentações relacionadas aos direitos trabalhistas e humanos. Isso inclui a implementação de medidas rigorosas para monitorar e punir aqueles que exploram trabalhadores de forma degradante e desumana. Além disso, é crucial que se promova a conscientização pública sobre esse problema, a fim de incentivar denúncias e a participação ativa da sociedade na luta contra a escravidão moderna.
Outra abordagem eficaz envolve a promoção do desenvolvimento econômico e social em áreas vulneráveis, onde a escravidão moderna é mais prevalente. Investimentos em educação, treinamento profissional e geração de empregos podem ajudar a diminuir a vulnerabilidade das pessoas a situações de exploração. Além disso, parcerias entre governos, empresas e organizações não governamentais podem criar oportunidades econômicas sustentáveis e, assim, reduzir a dependência de trabalho forçado.
Em síntese, a erradicação da escravidão moderna é uma missão que deve ser abraçada por todos os países e indivíduos comprometidos com a promoção dos direitos humanos. Através do fortalecimento das leis, conscientização pública, investimentos em desenvolvimento e cooperação internacional, podemos trabalhar juntos para eliminar essa mancha em nossa sociedade. Somente quando todos os seres humanos forem verdadeiramente livres e iguais, poderemos afirmar que alcançamos uma civilização justa e ética.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.