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A série de televisão brasileira “Sob pressão” retrata a rotina de médicos e enfermeiros em um hospital do Rio de Janeiro. A trama começa mostrando a situação precária nas condições consideradas comuns para um hospital público no Brasil, mas tudo torna-se mais desafiador na terceira temporada, onde é abordado o caos em que o hospital se encontra durante uma pandemia. Fora das telas, a realidade do país não difere da aludida, visto que o número de pessoas morrendo por falta de equipamentos médicos e medicamentos básicos cresce a cada dia, tornando-se algo mais do que calamitoso. Dessa forma, a falta de verba para a saúde pública e o despreparo do governo intensificam a problemática e faz-se necessário que medidas sejam tomadas.
É possível notar com facilidade a maneira inconsequente e despreocupada com a qual o Presidente da República, Jair Bolsonaro, vem lidando com a pandemia no nosso país, gerando consequências gravíssimas, dentre elas, a morte de quase meio milhão de pessoas. Ocupando o papel de líder do poder executivo, sendo chefe de estado e de governo, ele segue disseminando informações distorcidas e erradas, além de fazer pouco caso da situação em que o país se encontra na questão de saúde.
Vale ressaltar que a pandemia não trouxe apenas mortes, mas também provocou um aumento considerável na taxa do desemprego e na fome desde o início da pandemia, em 2020.
Em virtude dos fatos mencionados, é necessario que haja a uma mobilização por parte dos demais, até o que a questão do governo seja resolvida. Sendo assim, uma ação da mídia junto a grandes influências desse tema, como a ONU ou o ministério da saúde, feita de forma eficaz, poderia ajudar na propagação de informação corretas que ajudarão no controle da pandemia. Desse modo os desafios que a saúde pública enfrentam seriam diminuídos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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