Ademais, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) indica que 92% da população já praticou gordofobia, em um país onde a obesidade já é uma realidade para 18.9% dos brasileiros, de acordo com o site Agência Brasil. Os números esclarecem mais a falta de empatia que a própria sociedade tem com os indivíduos da mesma espécie, estimulando um retrocesso em tratamentos contra as doenças, porque os pacientes com a pressão psicológica tendem a desistir das recuperações.
Além do mais, Flávia Durante, criadora de uma loja especializada em roupas plus size, escreve em seu blog “Não deixe de fazer as coisas por ter engordado”, ou seja, a blogueira alerta para seu público alvo não desistir da sua rotina ao ouvirem comentários externos, pois a procrastinação contribui para o sedentarismo, que para pessoas gordas pode ser um perigo, uma vez que ser sedentário torna mais vulnerável o início do sobrepeso e da obesidade.
Portanto, cabe as escolas iniciarem projetos, de modo que ensinem a diferença entre o fenótipo das pessoas e sintomas de doenças, que se exprimem na condição corporal humana, como o Colégio Antônio Vieira, que propôs debates entre os alunos a cerca da noção do corpo, a fim de conscientizar desde a infância os brasileiros em relação à saúde para desmistificar quaisquer esteriótipos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.