Primeiramente, segundo o filme, Nishyimia precisava de professores que usassem a Língua de Sinais, mas como a escola não dispunha desse recurso, sua mãe precisou trabalhar muito para lhe comprar um aparelho auditivo. Atualmente, não são todos que dispõe de recursos para a compra de um aparelho, precisando assim que as instituições disponham de aulas e materiais que se utilizem da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que não lhes é proporcionado.
Além disso, os deficientes auditivos precisam lutar contra o preconceito diariamente. Segundo o filme, Nishyimia sofria bullying diariamente dos outros alunos, e precisava encarar funcionários que eram contra às condições da garota, o que posteriormente, a levou a largar a escola. De maneira semelhante, a mesma situação ocorre no Brasil, levando alguma minoria a procurar escolas especiais, e a maioria a desistir dos estudos.
Portanto, para que haja a formação educacional dos surdos, o Ministério da Educação deve realizar projetos nas escolas, por meio de palestras e atividades que ilustrem o dia a dia dos surdos, para promover empatia entre os alunos, além de também implementar na grade curricular das escolas a Linguagem Brasileira de Sinais como uma matéria obrigatória, contratando funcionários surdos para realizarem este trabalho. Dessa forma, poderá assim, se assegurar a formação educacional dos surdos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.