Avatar do usuário
Por Julllll
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#75466
O filme Koe no Katachi (A Voz do Silêncio) conta a história de Nishyimia Shouko, uma garota japonesa surda, que começa a frequentar uma escola de ensino fundamental em que é a única com deficiência auditiva. No início do filme, são retratados todos os problemas que Nishyimia enfrentava nessa escola, e não muito distante da realidade japonesa, atualmente no Brasil, pessoas surdas enfrentam diariamente constantes desafios para garantir sua formação educacional, pois as instituições de ensino não são capacitadas para atenderem às necessidades desses alunos e há também a luta contra o preconceito a esses deficientes.
Primeiramente, segundo o filme, Nishyimia precisava de professores que usassem a Língua de Sinais, mas como a escola não dispunha desse recurso, sua mãe precisou trabalhar muito para lhe comprar um aparelho auditivo. Atualmente, não são todos que dispõe de recursos para a compra de um aparelho, precisando assim que as instituições disponham de aulas e materiais que se utilizem da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que não lhes é proporcionado.
Além disso, os deficientes auditivos precisam lutar contra o preconceito diariamente. Segundo o filme, Nishyimia sofria bullying diariamente dos outros alunos, e precisava encarar funcionários que eram contra às condições da garota, o que posteriormente, a levou a largar a escola. De maneira semelhante, a mesma situação ocorre no Brasil, levando alguma minoria a procurar escolas especiais, e a maioria a desistir dos estudos.
Portanto, para que haja a formação educacional dos surdos, o Ministério da Educação deve realizar projetos nas escolas, por meio de palestras e atividades que ilustrem o dia a dia dos surdos, para promover empatia entre os alunos, além de também implementar na grade curricular das escolas a Linguagem Brasileira de Sinais como uma matéria obrigatória, contratando funcionários surdos para realizarem este trabalho. Dessa forma, poderá assim, se assegurar a formação educacional dos surdos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por AlunoIgor18
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80755
No parágrafo de conclusão, você deve começá-lo com uma conclusão dos dois problemas abordados nos dois parágrafos de desenvolvimento.

Exemplo: Portanto, conclui-se que a incapacidade das instituições de ensino em acolher as pessoas com surdez e, a visão preconceituosa das demais pessoas com os surdos, contribuem para a exclusão dos dificientes auditivos do ambiente educacional.
0

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

São Tomás de Aquino, filósofo[…]

Meio ambiente

Hay juegos en plataformas como https://hmcasinose[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM