Avatar do usuário
Por eloravena25
Quantidade de postagens
#130325
São Tomás de Aquino defende: que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesmo importância. Porém, a questão do enfrentamento aos desafios do letramento racial na sociedade brasileira contrária o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, esse grupo é vítima de discriminação constante. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da radicalização das relações sociais bem quanto a vulnerabilidade desse grupo.

Em primeiro plano, é preciso atentar para a radicalização social que surge como fator determinante para a persistência do problema, dando a falsa ideia de superioridade branca. De acordo com o pensador de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentindo a discriminação e o racismo presente no que se diz o letramento de pessoas negras tem sido fortemente presente no século XXI, apresentado raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais a sua resolução.

Outrossim, a vulnerabilidade da população negra ainda é um grande impasse para a resolução da problemática tendo em vista os privilégios que pessoas brancas têm em cargos e espaços de decisões. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar" cabe perfeitamente. Desse modo, tem-se com consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange ao letramento de pessoas negras. :D

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. É fundamental, portanto, a criação de projetos de lei que contemplem a questão do letramento racial, pela comissões da Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas. Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais, para o público em geral ter acesso e se posicionar. Além disso, em tais consultas, seria viável disponibilizar para download uma cartilha em PDF que contemplem os detalhes da lei proposta para o problema não só ganhe respaldo legal, como também o faça de maneira consciente por parte da população. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Avatar do usuário
Por eloravena25
Quantidade de postagens
#130326
Alguém poderia corrigir para mim? Por favor! ❤️
Obs: ignorem a carinha sorridente no 3° parágrafo
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
43 Exibições
por Deivson123
3 Respostas 
488 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
165 Exibições
por Deb0123
Racismo e discriminação racial
por lilauvcs    - In: Outros temas
0 Respostas 
70 Exibições
por lilauvcs
2 Respostas 
1870 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
88 Exibições
por nicomet4l
0 Respostas 
469 Exibições
por ttvi4n
0 Respostas 
100 Exibições
por beatrizl557
Democracia racial: um mito?
por bruna975    - In: Outros temas
0 Respostas 
68 Exibições
por bruna975
0 Respostas 
84 Exibições
por briccio

No século XX, surgiu a terceira Revolução Industri[…]

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM