#77593
Na obra distópica "A Rainha Vermelha" da escritora Victória Aveyard, é retratada uma sociedade dividida pela cor do sangue - Vermelhos e Prateados -, na qual os Prateados são detentores de riquezas e luxos, enquanto que os Vermelhos vivem da pobreza e miséria. Paralelamente à ficção, na contemporaneidade brasileira é notável as graves desigualdades entre as regiões do país. Nesse viés, cabe analisar os desafios confrontados para reduzir a problemática: a concentração de renda e a globalização.

Precipuamente, é imperativo ressaltar que a centralização de riquezas no Brasil contribui para essa discrepância. Nesse sentido, na Ditadura Militar - período que vai de 1964 a 1985 - houve o chamado Milagre Econômico, que promoveu o crescimento econômico do país, no entanto, ficou exclusivo à elite e aos militares. Por essa razão, a desigualdade social se fortaleceu no país, principalmente, em regiões como o Nordeste e Norte, em que o subdesenvolvimento é explícito à medida que constata-se uma maior precariedade na saúde e educação, se comparado às regiões mais avançadas, a exemplo do Sul e do Sudeste. Dessarte, a concentração de bens em locais economicamente avançados assegura a marginalização das demais regiões.

Ademais, é vital salientar o processo de globalização como propulsor da controversa. Nesse contexto, o sistema de multinacionalização está relacionado com a integração tecnológica e capitalista entre as diferentes localidades do planeta. Assim, o capitalismo ficou concentrado nas mãos de uma minoria, o que propiciou uma desigual forma de renda, já que, o instalamento de empresas transnacionais e nacionais desestimula o empreendedorismo das periferias e regiões pobres do país, o que culmina no desemprego crescente e o acentuamento da desigualdade. Logo, é preciso que esse cenário seja revertido.

Infere-se, portanto, a necessidade de extinguir os obstáculos supracitados. Para isso, é iimprescindível que o Ministério da Economia - órgão responsável pela política econômica nacional - fortaleça os programas de redistribuição de renda - em especial o Bolsa Família -, por meio do aumento salarial, predispondo do rendimento de um salário mínimo para as famílias mais carentes, bem como, deve equilibrar o sistema tributário e suprimir a concentração de renda, com o fito de abdicar a desigualdade social no Brasil. Somente assim, se consolidará um corpo social mais igualitário, no qual o dilema presente em "A Rainha Vermelha" não seja uma realidade do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

https://projetoredacaonota1000.com.br/combate-ao-a[…]

GabrielFelix obg💕

TEMA: Exploração trabalhista

GabiSantos eurodrigo anasilva1 Rayanne07 […]

willoliveira thayolivb , Jotaveh , walace […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM