Primordialmente, é importante salientar que desde a criação da Internet como meio de comunicação no contexto da Guerra Fria, onde apenas as forças militares de alto patente e uma parcela da elite americana detinham seu acesso, a Internet é destinada apenas à população que conseguir arcar com seus custos. Entretanto, mesmo com seu desenvolvimento e sua expansão, a incógnita da inclusão digital ainda é presente, observando que, de acordo com estudos do Instituto Locomotivas, cerca de 20% da população brasileira ainda não possui total poder de conexão à Internet por problemas econômicos. Entretanto, este fato têm como consequência a desinformação por esta parte da população, além de certa exclusão da sociedade.
Ademais, os valores abusivos cobrados para ter acesso a este meio tecnológico também é uma problemática alarmante. De acordo com o Comitê Gestor de Internet no Brasil, desde o ano de 2016, o valor a ser pago para poder entrar livremente nas conexões vem crescendo constantemente, sendo reflexo da alta inflação gerada pela crise econômica no país. Além disso, provedoras de locais como o estado do Amazonas, que possui apenas dois quartos de sua área coberta com a rede de Internet impedindo a conexão de milhares de pessoas, encarecem os custos do acesso, impedindo a população mais carente de se conectar ao mundo virtual.
Portanto, cabe ao Poder Legislativo, por meio de uma ação governamental, criar um projeto de Lei, a fim de garantir que toda a população detenha do acesso à Internet. Além disso, cabe ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação crie campanhas publicitárias, por meio de veículos de comunicação como rádios e televisões, de modo a salientar a importância das tecnologias da Informação. Em suma, auxiliaria na diminuição da desinformação e obrigaria provedoras a diminuírem os valores, para, então, democratizar o acesso à Internet no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada