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Por jinniearts
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#103766
No filme "Eu Me Importo", produzido pela Netflix, é apresentado a história de Marla, uma golpista que finge ser cuidadora para aplicar golpes em idosos ricos e negligenciados pelas próprias famílias. Fora da ficção é possível comparar a trama com a realidade brasileira, uma vez que não só a violência financeira, mas, também, as de outros tipos então presentes no cenário do país. Desse modo, faz-se necessário analisar os pilares que perpetuam os atentados contra idosos, como a insuficiência judiciária e aspectos sociais vigentes na atualidade.
Primeiramente, é importante salientar o quesito constitucional. Segundo o filósofo Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta seus direitos inalienáveis. Nesse viés, entretanto, há uma disparidade entre o pensamento e a temática em discussão, visto que, embora seja apresentado recursos legais para a diminuição da violência contra a pessoa idosa no Brasil, como, por exemplo, as leis criminais e as centrais públicas para denúncias de maus-tratos, ainda é possível ver o problema consolidado. Dessa maneira, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a legitimação do progresso sociocultural atual.
Em segundo planto, tem-se o fator social. De acordo com dados apresentados pelo Periscópio, em 2017, mais de 30 milhões de idosos brasileiros foram vítimas de algum tipo de violência, porém, apenas 33 mil casos foram denunciados no mesmo período de tempo. Isso ocorre, pois, segundo a antropóloga Lilia Schwarcz, no contexto social tupiniquim contemporâneo há a tendência da prática de uma política de eufemismo, ou seja, determinadas dificuldades tentem a serem suavizadas e não recebem a visibilidade necessária. Com isso, para atenuar o impasse, torna-se imprescindível a discussão coletiva.
Portanto, são necessárias medidas para reverter o cenário violento a qual os idosos do Brasil estão inseridos. Para tanto, é dever da Mídia, em conjunto ao Ministério da Cidadania, por meio dos canais de comunicação, tais como rádios, televisões e redes sociais, promover ações conscientizadoras que estimulem a população ao debate crítico dos fatores sociais que impedem a mitigação do problema. Visando, uma plena melhoria coletiva e, assim, impedir que casos como ao do filme sejam impedidos de continuarem a acontecer.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por 3m1ly
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#103798
Oiii, eu vou corrigir, daqui a pouco ou amanhã eu posto aqui . :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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Por 3m1ly
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#103830
INTRODUÇÃO

No filme "Eu Me Importo", produzido pela Netflix, é apresentado a história de Marla, uma golpista que finge ser cuidadora para aplicar golpes em idosos ricos e negligenciados pelas próprias famílias. Fora da ficção [vírgula](1) é possível comparar a trama com a realidade brasileira, [conector de explicação(2)] uma vez que não só a violência financeira, mas, também, as de outros tipos [quais?](3) então(4) presentes no cenário do país. Desse modo, faz-se necessário analisar os pilares que perpetuam os atentados contra idosos, como a insuficiência judiciária e aspectos sociais vigentes na atualidade.

COMENTÁRIO
1. Quando você utiliza conectivos para ligar ideias de períodos diferentes: use a vírgula.
2. Nessa parte é preciso usa uma conjunção de explicação para anunciar para explicar que existe violência no Brasil.
3. Precisa especificar quais violências serão apresentadas na sua tese ou simplesmente tirar esse trecho que diz que existem outras violências.
4. "estão".

D1

Primeiramente, é importante salientar o quesito constitucional [DO/DA TEMA](5). Segundo [vírgula](6)o filósofo Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta seus direitos inalienáveis.(7) Nesse viés, entretanto, há uma disparidade entre o pensamento e a temática em discussão, visto que, embora seja apresentado(10) recursos legais para a diminuição da violência contra a pessoa idosa(11) no Brasil, como, por exemplo, as leis criminais e as centrais públicas para denúncias de maus-tratos, ainda é possível ver o problema consolidado [como impacta as vítimas?](8). Dessa maneira, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a legitimação do progresso sociocultural atual.(9)

COMENTÁRIO
5. Aqui é uma sugestão para tornar o início da sua argumentação mais fluída.
6. Desvio de pontuação.
7. Repertório com uso improdutivo, para evitar isso, é preciso dizer como ele se relaciona com o problema, o que é uma pena, porque o seu repertório tem muito haver com o problema.
8. Você precisa dizer como se dar a causa do problema ou como isso afeta as vítimas.
9. Não está errado a estratégia de finalização, porém, nesse caso, seria mais eficiente listar as consequências desse problema, uma dica quando for argumento com maior importância do que o outro procure dizer as consequências dele na sociedade ou na parcela que é atingida.
10. "Sejam apresentados".
11. Só idosos seria suficiente.

D2
Em segundo planto(12), tem-se o fator social(5). De acordo com [vírgula] dados apresentados pelo Periscópio, em 2017, mais de 30 milhões de idosos brasileiros foram vítimas de algum tipo de violência, porém, apenas 33 mil casos foram denunciados no mesmo período de tempo. Isso ocorre, pois, segundo a antropóloga Lilia Schwarcz, no contexto social tupiniquim contemporâneo há a tendência da prática de uma política de eufemismo(13), ou seja, determinadas dificuldades tentem a serem suavizadas e não recebem a visibilidade necessária(14). Com isso, para atenuar o impasse, torna-se imprescindível a discussão coletiva.

COMENTÁRIO
12. "Plano"
13. Além do repertório não está produtivo, os repertórios representam maior parte do parágrafo e a sua tese está quase invisível.
14. Período longo.

CONCLUSÃO
Portanto, são necessárias medidas para reverter o cenário violento [vírgula](5) a qual os idosos do Brasil estão inseridos. Para tanto, é dever da Mídia, em conjunto ao Ministério da Cidadania, por meio dos canais de comunicação, tais como rádios, televisões e redes sociais, promover ações conscientizadoras que estimulem a população ao debate crítico dos fatores sociais que impedem a mitigação do problema. Visando, uma plena melhoria coletiva e, assim, impedir que casos como ao do filme sejam impedidos de continuarem a acontecer.

COMENTÁRIO
- A proposta de intervenção possui 5 elementos, sendo esses valendo 40 pontos cada, porém você colocou, apenas, 3. Logo, a nota da C5 será, infelizmente, 120 pontos:
a. Agente: quem vai resolver.
b. Ação: vai fazer o quê?
c. Como?
d. Que objetivo se quer alcançar?
e. Detalhamento: informação complementar sobre UM dos elementos da proposta.


Eu vou te ensinar um modelo de parágrafo de desenvolvimento, mas você é livre para escolher qualquer modelo, ele só tem o objetivo de orientar na procura por um modelo

Nesse cenário, de início, vale destacar ARGUMENTO UM em questão no país. NOME DA AUTORIDADE/FATO HISTÓRICO, PROFISSÃO/ANO QUE ACONTECEU, SÍNTESE DA PARTE QUE FAZ SENTIDO COM O TEMA. [conexão de semelhança ou oposição ou exemplificação], RETOMA O REPERTÓRIO JUNTO COM O TÓPICO-FRASAL, visto que EXPLICA COMO SE DAR A CAUSA DO TEMA. Logo, EFEITOS DO PROBLEMA NA SOCIEDADE.

Recomendação: Canal Luma e ponto.


Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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