Em primeiro plano, é notório que a mentalidade ultrapassada é um motor para a invisibilidade em questão. Acerca disso, Gilberto Freyre, em seu livro “Casa Grande & Senzala”, demonstrou como o trabalho do lar realizado pelas escravas era desvalorizado por conta do machismo. Nesse viés, percebe-se que o desprezo pelas atividades de cuidado perdura na contemporaneidade quando se ouve frases do tipo “lugar de mulher é na cozinha”, que mostra a limitação para com as mulheres e o trabalho doméstico. Portanto, é inadmissível que tais pensamentos limitantes torne tantas mulheres invisíveis socialmente.
Outrossim, vê-se que a omissão estatal se configura um obstáculo para a resolução do impasse. Nessa perspectiva, o contratualista Thomas Hobbes defendia que se o Estado descumprisse suas obrigações de defesa aos direitos do povo, haveria a quebra de contrato social. Nessa lógica, vê-se que a omissão do Estado em garantir a valorização do trabalho feminino de cuidado se revela como esta quebra de contrato, a qual é evidenciada pela pouca fiscalização dos ambientes de trabalho onde essas mulheres estão inseridas, uma vez que corriqueiramente a carga horária de trabalho é excedida, por exemplo.
Urge, dessa forma, que medidas para dar visibilidade ao trabalho de cuidado realizado pelas mulheres sejam tomadas. Para tanto, o Governo deve promover ações de fiscalização nos ambientes de trabalho que abrangem o cuidado ao lar, idosos e crianças, por meio de fiscais que farão visitas regulares, a fim de assegurar que os direitos trabalhistas sejam respeitados. Com isso, espera-se que haja a mudança de comportamento dos empregadores e da mentalidade misógina e limitante das pessoas. Somente assim, a invisibilidade social criticada por Simone de Beauvoir ser-se-á superada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.