Avatar do usuário
Por aluna1000
Quantidade de postagens
#125555
O livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, do escritor brasileiro Lima Barreto, aborda o nacionalismo ufanista do personagem principal e sua idealização de um Brasil utópico. Entretanto, impasses como os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, graças à desvalorização e ao pensamento retrógrado, se opõem ao sonhado por Policarpo. Dessa maneira, urge a necessidade de medidas que mitiguem esse problema para que o país sonhado pelo personagem se concretize.
Sob esse viés, a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil é um imbróglio que advém da desvalorização desse. Nesse prisma, o filme “Histórias Cruzadas”, da atriz estadunidense Viola Davis, aborda como as cuidadoras domésticas, em sua totalidade mulheres, sofrem ao tentar ganhar direitos e valorização do seu trabalho. Com isso, apesar do filme se passar no início do século XX, a ficção faz jus à atualidade, pois, mesmo séculos depois, a situação continua a mesma. Dessa forma, a valorização desse trabalho faz-se necessária na sociedade para enfrentar e sanar essa questão sofrida há décadas.
Além disso, o pensamento retrógrado se faz presente na sociedade pós moderna e contribui para a invisibilidade dos trabalhos de cuidado feitos pelas mulheres. Análogo a isso, desde a pré-história o dever das mulheres era apenas ligado à reprodução da vida e, com o passar dos séculos, a tarefas consideradas fáceis. Nesse prisma, se estruturou na sociedade brasileira um pensamento retrógrado e machista quanto a valorização do trabalho realizado pelo sexo feminino. Desse modo, é cabível educar e ensinar a população para que ocorra uma progressão do modo de pensar e esse problema seja resolvido no Brasil.
Em suma, os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil é uma questão gerada pela desvalorização e pelo pensamento retrógrado da sociedade e vai contra ao sonhado por Policarpo Quaresma. Assim, é dever do governo, órgão de maior poder do país, realizar a criação de leis e estabelecer direitos justos, como a de um piso salarial, a fim de dar visibilidade à importância do trabalho de cuidado. Além disso, é imprescindível a implementação de palestras em escolas de ensino fundamental e médio para educar os indivíduos a fim de sanar o pensamento retrógrado. Com isso, esse imbróglio será dissolvido da sociedade e o Brasil idealizado pelo personagem de Lima Barreto será uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
+1000 REPERTÓRIOS PARA O ENEM 2023
por Katsmoking    - In: Grupo de Estudos
1 Respostas 
471 Exibições
por celinessz
0 Respostas 
77 Exibições
por yagopena
0 Respostas 
132 Exibições
por isabolie
0 Respostas 
86 Exibições
por Kauanna111
2 Respostas 
132 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
92 Exibições
por gustavohspnr
4 Respostas 
169 Exibições
por LuynneMatos
0 Respostas 
91 Exibições
por let1234567
0 Respostas 
78 Exibições
por Raissalins
0 Respostas 
93 Exibições
por mitigar

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM