Diante disso, percebe-se que o patriarcalismo estrutural é um agravante no combate à depreciação do trabalho da mulher. Sob essa lógica, a obra “Estrelas Além do Tempo” conta a história de mulheres que trabalhavam na (NASA), tendo que provar diáriamente as suas qualidades, diante da guerra fria. Nesse sentido, o filme reflete o cenário tupiniquim, uma vez que, apesar de importante, as ações das mulheres que zelam pela sociedade são ocultadas. Nota-se, outrossim, que a sociedade ao não olhar para essa população compromete a economia do país, devido às atividades domésticas e o cuidado com a família, após o trabalho. Desse modo, medidas devem ser aplicadas em relação ao serviço de cuidados oferecidos pela mulher.
Por conseguinte, a ausência do poder público potencializa os entraves relacionados aos serviços de assistência oferecidos pela mulher. Acerca disso, na obra “Ensaio Sobre a Cegueira”, José Saramago retrata uma cidade, na qual, gradualmente, pessoas ficam cegas e assim passam a não se preocupar com o bem coletivo. Dessa forma, a ficção exemplifica a situação verde-amarela, já que o trabalho de zelar pelo corpo civil só é notado pela máquina pública quanto realizado pelos homens. Além disso, o Estado ao não cumprir seu papel de manter a igualdade, colabora na invisibilização do trabalho da mulher. Dessa maneira, essa conjuntura deve ser ressignificada urgentemente.
Portanto, cabe ao Estado, garantidor da efetividade da Carta Magna, em parceria do poder legislativo, aprimorar as leis já existentes sobre trabalho, além de propor novas leis, por meio de discussões no senado, a fim de valorizar o trabalho de cuidado exercido pela figura feminina. Em síntese, à luz da perspectiva de Saramago será possível mitigar a cegueira moral que permeia a nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.