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Por thewallflwr
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#130562
O filme "Que horas ela volta?" de Anna Muylaert, denuncia a realidade das trabalhadoras domésticas através da personagem Val, que, além de realizar suas funções propostas, também é submetida ao trabalho de cuidado, pelo qual não é remunerada. Para além da ficção, pois são inúmeras as mulheres brasileiras que são invisibilizadas nas condições de trabalho de cuidado. Tal problema, tem raízes históricas e capitalistas que correspondem à conivência social hodierna.
Em primeira análise, é imperioso compreender o contexto histórico que carrega o trabalho feminino e seus desdobramentos na atenuação do tema. Desde as primeiras civilizações, o trabalho de cuidado foi pré-estabelecido às mulheres, associando-as ao exercício da maternidade e responsabilidade pelo lar. A antropóloga Lilia Schwarcz, aponta que a falta de questionamentos a essa pré-definição é fruto de uma política de eufemismos no Brasil, onde ignoram-se as razões de determinados problemas, com o fim de minimizar sua relevância na sociedade. Ilustrando a definição de Schwarcz, o filme "Não olhe para cima" aborda de forma satírica os malefícios da alienação social e como os recursos midiáticos, educacionais e sociais são responsáveis por essa alienação. Assim sendo, infere-se às raízes históricas como atenuantes da conformidade acerca do tema.
Ademais, cabe salientar a participação capitalista como outra causa da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Pois, observa-se a crescente demanda por tal serviço, tornando-se um meio de exploração de mão de obra não remunerada enquanto a mulher, na sua função de trabalhadora, não só se submete a prestá-lo, como também arca com os gastos decorrentes de tal função. Para Rosa Luxemburgo, os direitos das mulheres tem relações diretas com a exploração capitalista, uma vez que o mercado ou as torna consumidoras, ou mercadoria. Desse modo, observa-se que a falta de remuneração do trabalho de cuidado, corresponde corrobora para a continuidade da problemática.
Logo, é imprescindível que o Governo Federal, aja por intermédio do Ministério do Trabalho e das Secretarias Estaduais e Municipais, para que sejam promovidos projetos de remuneração ao trabalho de cuidado, promovendo às mulheres nessa função ao ofício assalariado e garantindo-as todos os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho. Assim, a questão recorrente da invisibilização do trabalho de cuidado realizado pela mulher, não será mais um problema no Brasil, como antes evidenciado no filme "Que horas ela volta".
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COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
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COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
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Por Maxy
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#0
Bom, vamos lá

- Introdução

Achei o repertório cultural escolhido maravilhoso, pena que a conexão que você fez com o tema não ficou 100%, mas nada que pejudique em nota não, é só uma observação pessoal, a introdução é perfeita estruturalmente falando assim como toda redação


- desenvolvimento 1 e 2

Achei toda a ideia por trás da argumentação desenvolvimento 1 incrível, porém acho que na última parte do parágrafo você pecou em citar o filme, que por mais que seja um repertório incrível também, ali você deveria ter desdobrado mais as conexões que o seu primeiro repertório fez, o desenvolvimento 2 ao me ver também tem um puta repertório mais carece de um desenvolvimento mais rico e menos expositivo, em ambos você exibe as ideias, porém a argumentação é sobre fazer conexão do conteúdo com a realidade, é possível o seu corretor fazer os paralelos por si mesmo, mas o Enem exige que a gente desenvolva o argumento nas linhas disponíveis por isso tirei ponto da competência 3

- intervenção

A intervenção está perfeitinha como era de se esperar, texto bem estruturados geralmente fecham essa competência, e sua proposta fecha bem a problemática citada e fica notável o projeto de texto, porém recomendo você usar termos que marquem bem o que é o que tipo ( com o intuito de... Por meio de.... ) assim fica mais fácil de identificar qual papel cada parte da intervenção está realizando e nenhum corretor vai poder dizer que tá faltando algo, tenta também usar estratégias de detalhamento mais simplis como dizer pelo que o órgão que vai solucionar é responsável ou dar nome e dizer exatamente o que é o projeto que vai solucionar, porque eu quase não notei o detalhamento da sua intervenção

- Nota 940

Tendo em vista tudo que foi dito

C1 - 160
C2 - 200
C3 - 180
C4 - 200
C5 - 200

Caso precise de uma ajuda mais profunda eu ofereço auxílio com redação e correções bem mais detalhadas, com áudios e dicas valiosas via whatsapp ( 81991302613 ), e corrijo redação por 3 reais, espero que tenha te ajudado um pouco nesse processo de produção de redações, tenha um bom dia 😊
1
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Por Maxy
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#131150
Bom, vamos lá

- Introdução

Achei o repertório cultural escolhido maravilhoso, pena que a conexão que você fez com o tema não ficou 100%, mas nada que pejudique em nota não, é só uma observação pessoal, a introdução é perfeita estruturalmente falando assim como toda redação


- desenvolvimento 1 e 2

Achei toda a ideia por trás da argumentação desenvolvimento 1 incrível, porém acho que na última parte do parágrafo você pecou em citar o filme, que por mais que seja um repertório incrível também, ali você deveria ter desdobrado mais as conexões que o seu primeiro repertório fez, o desenvolvimento 2 ao me ver também tem um puta repertório mais carece de um desenvolvimento mais rico e menos expositivo, em ambos você exibe as ideias, porém a argumentação é sobre fazer conexão do conteúdo com a realidade, é possível o seu corretor fazer os paralelos por si mesmo, mas o Enem exige que a gente desenvolva o argumento nas linhas disponíveis por isso tirei ponto da competência 3

- intervenção

A intervenção está perfeitinha como era de se esperar, texto bem estruturados geralmente fecham essa competência, e sua proposta fecha bem a problemática citada e fica notável o projeto de texto, porém recomendo você usar termos que marquem bem o que é o que tipo ( com o intuito de... Por meio de.... ) assim fica mais fácil de identificar qual papel cada parte da intervenção está realizando e nenhum corretor vai poder dizer que tá faltando algo, tenta também usar estratégias de detalhamento mais simplis como dizer pelo que o órgão que vai solucionar é responsável ou dar nome e dizer exatamente o que é o projeto que vai solucionar, porque eu quase não notei o detalhamento da sua intervenção

- Nota 940

Tendo em vista tudo que foi dito

C1 - 160
C2 - 200
C3 - 180
C4 - 200
C5 - 200

Caso precise de uma ajuda mais profunda eu ofereço auxílio com redação e correções bem mais detalhadas, com áudios e dicas valiosas via whatsapp ( 81991302613 ), e corrijo redação por 3 reais, espero que tenha te ajudado um pouco nesse processo de produção de redações, tenha um bom dia 😊
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Por thewallflwr
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#131184
@Maxy, Oi Maxy, muito obrigada pela correção!
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