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Por yahstudy
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No clássico nacional "Capitães de Areia" é retratada aa realidade da vida de vários meninos órfãos que são moradores de rua. Nesse contexto, quando a personagem Nina é acolhida pelo grupo, ela, como única figura feminina, assume os serviços domésticos e cuida da saúde dos colegas. Paralelamente, no Brasil contemporâneo, os trabalhos de cuidado são, em sua maioria, realizados pelas mulheres e ainda são invisíveis para a sociedade, visto que são pouco valorizados. Então, nota-se a necessidade do combate à invisibilidade dos serviços citados que é gravado pelo sistema patriarcal e pela inércia estatal.

Primeiramente, vale ressaltar que o patriarcado dificulta a visibilidade das atividades citadas. Em meados do século XIX, nos Estados Unidos, ocorreu um movimento antifeminista que incentivava os homens, por panfletos e anúncios nas ruas, a não aceitarem que as mulheres assumirem cargos fora de casa. Sob esse viés, a população feminina sempre foi designada a certas funções e a determinado espaço no corpo social. Tais ideais acarretam o estereótipo que os trabalhos de cuidado são deveres das cidadãs e não um emprego a ser valorizado e devidamente remunerado.

Ademais, o governo acaba responsabilizando as brasileiras por cuidar das pessoas idosas e doentes. Segundo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem estar social, dando assistência e cuidando da população. Entretanto, é evidente a negligência com esses grupos, uma vez que poucos recebem assistência social, e a desvalorização do papel feminino, visto que o mesmo não tem local de destaque nas discussões políticas. Nesse sentido, a falta de posicionamento do poder federal perante tal problemática salienta o pensamento de desimportância atrelada essa questão.

Portanto é necessário a diminuição da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas brasileiras. Infere-se que o Estado, ente administrativo e normativo do território nacional, realize campanhas por meio de panfletos em espaços públicos e discussões nas redes sociais a fim de amenizar os desafios como o machismo enraizado na população. Além de dar maior visibilidade e incentivo ao serviço de cuidado exercidos pelas pessoas. Assim, será possível a valorização do trabalho realizado pelas mulheres exemplificado em "Capitães de Areia".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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