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Por Isaak
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Na obra" Utopia" do inglês Tomes mores é retratada uma sociedade justa e igualitária, na qual o corpo social padroniza- se para a existência de uma sociedade sem problemas. No entanto, ao analisarmos a atual conjuntura brasileira é perceptível que os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado pela mulher no Brasil é um grave problema, uma vez que a falta de reconhecimento das mulheres nos trabalhos de cuidados é evidenciado por desigualdades sociais e econômicas que prejudica essa parcela da sociedade. Nesse contexto, é notório que a omissão governamental e a falta de representatividade são fatores que intensificam a problemática.
Nesse cenário, a falta de ações governamentais é um fator a ser analisado. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem- estar de todos os cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não vem sendo honrada na prática, visto que os órgãos governamentais não estão se atentando a invisibilidade enfrentada pelas mulheres nos trabalhos de cuidados, pois a falta de ação governamental faz com que muitas vezes essas mulheres submetam- se a condições de trabalhos desgastes, haja vista que muitas vezes essas pessoas são impactadas por fatores socioeconômico o que poderia ser evitado se fosse por parte dos governantes, por exemplo, a criação de um auxílio para ajuda- las. Dessa forma, é claro o impacto social beneficiaria essa parcela da sociedade.
Além disso, a lacuna representativa intensifica a situação. Para Rupi kau " a representatividade é vital". Porém, observa- que os desafios e a invisibilidade nos trabalhos enfrentados pelas mulheres carece de representatividade. Pois, as mulheres muitas vezes não veem representadas em suas lideranças ou até mesmo não possuem, isso pode gerar uma reação de conformismo, visto que ao perceberam que não possuem a quem recorrer e não são representadas, não procuram seus direitos. Elas sabem da importância de seus trabalhos, mas se contentam devido a falta de liderança.
Portanto, a adversidade necessita de medidas para a sua efetiva resolução. Para isso, o Governo Federal, por meio de ações governamentais, a exemplo de políticas públicas deve criar uma agenda específica a fim de reverter a inércia Estatal presente no tema. Tal ação, pode, ainda, contar com a divulgação em canais de grande massa, por exemplo, o instagram e o Youtube. Paralelamente, deve se intervir na lacuna representativa presente no tema. Logo, a" obra" utopia faria mais sentido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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