"Amas de leite" era a forma que eram intitulada as escravizadas que cuidavam e amamentavam os filhos de suas senhoras, em sua grande maioria exerciam o papel de "mãe" dessas crianças negligenciadas. Nesse sentido, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres trabalham mais de nove horas semanais em relação aos homens, quase o dobro, demonstrando assim que reverbera um pensamento retrógrado enraizado na sociedade onde delimita o papel da mulher para cuidado e serviços domésticos, assim como acontecia nos casarões do período colonial brasileiro.
Consequentemente, devido a exploração e o salário mal remunerado, mulheres em situação de pobreza assumem o trabalho de cuidado em alguns casos estando despreparadas para exercê-lo, mas vendo como uma única opção. Diante disso, de acordo com o IBGE meninas de a partir de 14 anos já ingressam como cuidadoras de crianças, idosos, pessoas com doenças ou deficiências, o que pode prejudicar a vida escolar dessas jovens. Ademais, o IBGE contabilizou o número de crianças nascidas de 1960 a 2020, que caiu de 6,3 por cento para 1,5 por cento, onde o principal fator é a participação da mulher no mercado de trabalho, um avanço social, mas que ainda apresenta deficitários.
Portanto, e imprescindível que medidas sejam tomadas para assegurar o direito das mulheres que trabalham com cuidado. Diante disso, urge ao Governo Federal, órgão responsável pelo bem estar social, em parceria com o Ministério do Trabalho faça a devida fiscalização quanto ao tempo de trabalho e salário dessas mulheres, além de investir em campanhas de conscientização que demonstrem a importância do acolhimento familiar. Dessa forma, haverá de fato a valorização das profissionais do cuidado, fazendo com que o corpo-social brasileiro trabalhe em harmonia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada