Primeiramente, é necessário retomar o aspecto supracitado em questão ao silenciamento social frente à problemática. O filósofo Foucault acreditava que alguns temas são silenciados para que estruturas de poder se mantenham. Sob esse viés, o trabalho de cuidado exercido pela mulher tem sofrido silenciamento, já que é pouco abordado pela sociedade, fator que auxilia na perpetuação da invisibilidade dessa tarefa. Dessa maneira, a não abordagem do impasse e seus desafios, garante que não haja cobrança social ao governo, possibilitando assim, como defendido por Foucault, a permanência de autoridades que não cumprem seus deveres políticos.
Ademais, é relevante salientar a inoperância governamental como uma causa da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. O sociólogo Zygmunt Bauman acreditava que o governo é líquido, por oscilar de acordo com seus interesses. O poder público brasileiro se encaixa no conceito dado por Bauman, tendo em vista o descaso com o trabalho de cuidado, sobretudo exercido por mulheres, já que não garante remuneração adequada às ocupantes dessa função. Dessa forma, tal tarefa de extrema importância socioeconômica, segue sendo desvalorizada na atualidade.
Portanto, o silenciamento social é o descaso da máquina pública, no que tange ao enfrentaremos da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil, devem ser combatidos. É papel do governo federal, responsável pelo bem-estar de todos, estabelecer leis que garantam remuneração justa à essas mulheres. Essa ação ocorrerá por meio do Poder Legislativo, para que haja valorização econômica desse trabalho. Além disso, a mídia deve promover o reconhecimento da profissão, a através de publicidades e documentários, para que o assunto possa ser conhecido e discutido pela sociedade. Somente assim, o Brasil poderá chegar mais perto da realidade proposta por Thomas Moore.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.