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Por IsaHarue
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Os povos tradicionais no Brasil, presentes antes mesmo da chegada dos portugueses, sofrem grandes problemas com relação as suas terras e cultura. Nesse contexto, sabe-se que os causadores para essa problemática é o processo de colonização e industrialização. Sendo assim, é necessário que o Estado garanta a valorização e a proteção dos povos indígenas.

Em primeiro lugar, o país já possui leis que abrangem esse assunto. A exemplo disso, e, 2006 foi criada a CNPCJ, Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Entretanto, é evidente que essa comissão não está cumprindo o seu papel com eficácia, tendo em vista que ainda há grandes problemas presentes na Amazônia. Desse modo, os povos indígenas necessitam de um reforço, já que suas terras continuam sendo ameaçados, assim como a sua cultura.

Em segundo lugar, inovações que ameaçam os direitos indígenas não são bem-vindos. Nesse sentido, a Carta da Amazônia de 2021 deixa claro que a população tradicional não tem interesse em compactuar com qualquer ação que prejudique sua cultura. Assim, como os indígenas zelam as suas terras, devemos respeitá-los.

Por fim, é de grande importância que as comunidades indígenas sejam preservadas e valorizadas. Portanto, o Estado deve intensificar as leis criadas sobre essa problemática, por meio de punições e fiscalizações, a fim de garantir a segurança dos povos tradicionais. Somente assim, os povos indígenas podem não ter a sua cultura prejudicada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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