Pode se observar as diversas comunidades que nem ao menos estão incluídos na legislação, apenas 28 foram reconhecidas oficialmente e, o objetivo da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais(PNPCT), não vem sendo firme o suficiente, o que não tem como não ser mencionado. Tal situação se não tratada com medidas visando a melhoria, tornará o caminho ainda mais injustiçado.
Dessa forma, as futuras estratégias de maneira alguma podem colaborar para o desandar do avanço. Portanto, medidas confeccionáveis apenas na lógica, porém irreais para qualquer lado que traga desigualdade, devem ser evitadas, assim, ficando longe de maiores consequências. "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar". - Martin Luther King (ativista político)
Certamente, esta exclusão social não só politicamente além de consequências "inesperadas" através de estratégias adotadas ocasionalmente devido a determinados eventos, são reais. Em suma, cabe ao estado juntamente dos responsáveis pela instituída PNPCT, fortalecer, por em prática ou até mesmo inovar da maneira correta decretando uma política expressivamente mais colaborativa, sem imparcialidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.