A princípio, faz-se necessário ressaltar a falta de autoestima do povo tupiniquin e como esta reflete nas estimativas de pessoas sem documentos. Sob a ótica da historiadora e professora da UFMG, Hellen Starlin, a construção de cidadania em solo brasileiro configura-se como uma difícil tarefa,numa vez que o brasileiro comum-enorme parcela de pessoas que compõe o corpo social nacional- possui preceitos negativos sob si. Nesse sentido, a vontade de obter-se, por exemplo, título de eleitor ou registro de nascimento só se faz presente quando a apresentação de tais papéis se faz obrigatória e não um comportamento que visa priorizar o exercício dos direitos e deveres da cidadania. Logo, a problemática tem caráter cultural
Outrossim, é lícito referenciar o cientista social brasileiro José Murilo de Carvalho e o conceito de Cidadão Impleto abordado em sua obra literária: Cidadania no Brasil: Um longo caminho, nesta o sociólogo afirma que cidadão é aquele que exerce seus direitos civis, sociais e políticos. Sob tal perspectiva, os brasilienses sem registro não garantem a tríade cidadã, visto que: este se faz invisível ao Estado. Dessa forma perde-se o acesso a benefícios sociais e defesa de interesses individuais. Assim, os "não identificados" ficam excluídos das dinâmicas sociais.
Portanto, medidas são necessárias para o icentivo ao alcance da cidadania em territótio nacional. O Estado-principal promotor da harmonia social- deve, por intermédio de ações monetárias financiar campanhas publicitárias em parceria com a mídia-instrumento de ampla abrangência objetivando aumentar a autoestima dos brasilienses para que, ao contrário da moça abordada na Barra da Tijuca, exerção a plena cidadania
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada