• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por marixx68
#82572
Na obra "O Cidadão de Papel", o jornalista Gilberto Dimenstein critica o sistema de leis no Brasil, o qual possui boa elaboração, mas carece de efetividade na prática. Sob esse viés, a crítica da obra sobredita a cima se aplica no contexto nacional quanto a garantia de acesso à cidadania no Brasil, pois é uma questão é a ser solucionada. Logo, é necessário medidas para combater esse impasse, que é motivado pela dificuldade de acesso à cartórios e baixa visibilidade dada ao problema.
Em primeiro lugar, contata-se o desserviço estatal como uma das causas da questão da "invisibilidade" de pessoas no país. Nesse contexto, o filósofo Zigmund Bauman criou a expressão "Instituições Zumbis", a qual diz respeito ao fato de que algumas instituições, como o Estado, estão perdendo a sua função social. Nessa ótica, tal teoria é constatada no contexto brasileiro, uma vez que o Poder Público se faz omisso a dificuldade diária de pessoas conseguirem se locomoverem até os devidos cartórios, acarretando assim na impossibilitação de garantirem seu direito básico de serem considerados cidadãos. Dessa maneira, devido a omissão governamental, as problemática é agravada no meio social.
Ademais, a carência de discussões acerca da garantia de acesso a cidadania no Brasil é um dos motivadores do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos Discursos", alguns temas são omissos da sociedade de modo a ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pode ser aplicada quanto à dificuldade de se ter o registro civil, porquanto o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, gerando assim na manutenção do problema no país e indivíduos sem seus documentos básicos necessários, e impossibilitados de serem reconhecidos perante ao Estado. Desse modo, devido a carência de visibilidade dada à questão, a problemática se mantém no Brasil.
Portanto, faz-se necessário ações para conter o número de pessoas sem registro de nascimento no Brasil. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Cidadania, devem viabilizar mais formas de acesso à cartórios, a fim de que mais pessoas possam garantir seu direito à documentação pessoal. Além disso, cabe à mídia, por meio das redes sociais, como por exemplo do Instagram e Facebook, a divulgação de campanhas instrutivas, com o fito de conscientizar a sociedade por completo. Feito isso, a realidade destoará da obra de Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM