Por CamilaEsper
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O livro autobiográfico "Eu sou Malala" descreve com riqueza de detalhes a tomada do Vale do Swat pelo Talibã e, durante toda obra fica evidente a negligenciação da educação às mulheres paquistanesas e pertencentes a religião paquistã. Porém, Malala Yousafzai, ativista e moradora do Vale não se calou perante o empecilho e lutou pela sua educação. Em contrapartida, fora da ficção, pode-se observar na sociedade brasileira diversos tipos de preconceito e entre eles a imposição de padrões sociais. Ademais, é válido ressaltar que as doenças mentais são resultados da imposição de estigmas enraizados e praticados no berço da sociedade, causando problemas como a depressão e a criação de preconceitos.


Em primeiro plano, de acordo com o conceito criado pelo jornalista brasileiro G. Dimenstein "Cidadania de Papel" que afirma que as leis constitucionais não são devidamente aplicadas ilustra a problemática, já que a Constituição Federal Brasileira assegura cidadania livre à todos, mas em contrapartida sua sociedade pratica a "prisão" de milhares de pessoas em preceitos enraizados desde cedo no corpo social. Além disso, a grande maioria que sofre a discriminação social não encontra ajuda para auxiliar em seu apoio emocional o que leva ao desenvolvimento de sentimentos como medo e angústia, e acarreta, em grande parte, para a não aceitação de si mesmo e ao desenvolvimento de algumas doenças mentais como a depressão.


Em segunda instância, em acordo com a obra literária de Ray Bradbury "Fahrenheit 451" que retrata um futuro distópico onde o autoritarismo promove perseguições e destruição de obras literárias, também além da ficção, descreve uma realidade atual onde ocorre uma seletividade no que é relevante ou não promover como problemática no corpo social, assim como no livro onde a destruição das obras comprometem o crescimento do pensamento crítico e autônomo dos personagens. Para ilustrar, o conceito "Atitude Blasé" do sociólogo G. Simmel deixa evidente que a sociedade pratica uma postura insignificante em alguns problemas sociais e "fecham" seus olhos para lutar por mudanças. Pode-se afirmar que o assunto retratado na temática e suas respectivas complicações, como por exemplo a depressão e o preconceito, não detém da atenção merecida para propor soluções, o que se faz necessário a discussão.


Para concluir, a resolução dessa problemática deve se basear em um apoio entre o Ministério da Educação juntamente como o Governo Federal para realizar palestras em todas as escolas com a finalidade de eliminar os estigmas presentes na sociedade brasileira que acarretam grande parte da descriminação social e todos seus preconceitos. Além disso, as mídias sociais em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS) poderiam se mobilizar para incentivar campanhas para a auto aceitação e promover uma divulgação mais extensa da campanha "Setembro Amarelo" e suas linhas de apoio com o fim de ajudar pessoas que precisam a lidar contra o suicídio e depressão. Sendo assim, a sociedade brasileira estaria indo contra o conceito estipulado por G. Simmel e as realidades descritas nos livros "Eu sou Malala" e "Fahrenheit 451", caminhando assim para um futuro melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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