Avatar do usuário
Por nicomet4l
Quantidade de postagens
#123741
No conto "O Sonho de um Homem Ridículo", de Dostoiévski, apresenta-se a história de um narrador que sonha com uma sociedade perfeita, a qual é marcada pela ausência de mazelas sociais. Contudo, fora da ficção, a nação brasileira destoa do enredo supracitado, uma vez que o declínio democrático perante o acesso ao cinema no Brasil é um empecilho a ser superado. Dessa maneira, é necessário que haja medidas para superar esse impasse, o qual é oriundo da negligência estatal e silenciamento midiático.

Sob esse viés, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da baixa procura e acesso aos cinemas na contemporaneidade. Dessa forma, segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a população baixa renda dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que precisam abdicar do seu lazer para que possam ter o que comer. Destarte, fica evidente a ineficiência da máquina administrativa na resolução dessa problemática.

Ressalta-se, ademais, que a omissão midiática potencializa esse cenário. Nesse viés, a Escola de Frankfurt criou a expressão "Indústria Cultural", a qual diz respeito à massificação da sociedade — mediante conteúdos midiáticos empobrecidos — para criar um corpo social alienado. Nessa perspectiva, verifica-se uma omissão no que se refere às discussões acerca do acesso ao cinema, dado que a maioria da sociedade enxerga essa problemática como algo banal e de pouca importância, com escassas discussões acerca no cotidiano. Diante disso, compreende-se que os meios de comunicação têm papel determinante na persistência desse impasse na contemporaneidade.

Portanto, mediante o exposto, observa-se a necessidade de promover o avanço da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Dessa forma, cabe ao Estado — enquanto garantidor de direitos fundamentais —, com o apoio das esferas estaduais e municipais, criar campanhas de reintrodução da população brasileira aos cinemas. Essa ação será realizada com o intuito de promover a democratização do acesso aos cinemas para a população de baixa renda, para que, assim, desfrutem de seus direitos constitucionalmente garantidos. Com essas medidas, dessarte, será possível converter o pensamento de Dostoiévski em realidade no Brasil.

[Se possível, alguém corrige, a redação teve 100 pontos de diferença entre as plataformas que uso/quote]
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
84 Exibições
por Hellensousa
0 Respostas 
165 Exibições
por lcbahia
0 Respostas 
115 Exibições
por DevLorena
3 Respostas 
241 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
25 Exibições
por Palomayb
0 Respostas 
145 Exibições
por soffi
0 Respostas 
117 Exibições
por ifc1204
0 Respostas 
108 Exibições
por Lyapr
0 Respostas 
109 Exibições
por robertacasch
0 Respostas 
104 Exibições
por robertacasch

Na atualidade, os seres humanos ainda estão[…]

De acordo com o inquérito 641%, dos inquer[…]

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM