Sob esse viés, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da baixa procura e acesso aos cinemas na contemporaneidade. Dessa forma, segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a população baixa renda dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que precisam abdicar do seu lazer para que possam ter o que comer. Destarte, fica evidente a ineficiência da máquina administrativa na resolução dessa problemática.
Ressalta-se, ademais, que a omissão midiática potencializa esse cenário. Nesse viés, a Escola de Frankfurt criou a expressão "Indústria Cultural", a qual diz respeito à massificação da sociedade — mediante conteúdos midiáticos empobrecidos — para criar um corpo social alienado. Nessa perspectiva, verifica-se uma omissão no que se refere às discussões acerca do acesso ao cinema, dado que a maioria da sociedade enxerga essa problemática como algo banal e de pouca importância, com escassas discussões acerca no cotidiano. Diante disso, compreende-se que os meios de comunicação têm papel determinante na persistência desse impasse na contemporaneidade.
Portanto, mediante o exposto, observa-se a necessidade de promover o avanço da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Dessa forma, cabe ao Estado — enquanto garantidor de direitos fundamentais —, com o apoio das esferas estaduais e municipais, criar campanhas de reintrodução da população brasileira aos cinemas. Essa ação será realizada com o intuito de promover a democratização do acesso aos cinemas para a população de baixa renda, para que, assim, desfrutem de seus direitos constitucionalmente garantidos. Com essas medidas, dessarte, será possível converter o pensamento de Dostoiévski em realidade no Brasil.
[Se possível, alguém corrige, a redação teve 100 pontos de diferença entre as plataformas que uso/quote]
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada