Em primeiro lugar, é importante destacar que a desigualdade social afeta a população de diversas maneiras, não somente em relação ao acesso à cultura e ao lazer. Segundo o filósofo Pierre Lévy, toda tecnologia cria seus excluídos, de fato, a população de baixa renda é mantida excluída no que diz respeito à tecnologia do cinema, devido a segregação socioespacial.
Além disso, os custos dos ingressos estão fora da realidade para as famílias em condições de vulnerabilidade social e financeira. De acordo com Sérgio Buarque de Holanda, o autor do livro “Raízes do Brasil” a segregação social é evidenciada com uma característica da sociedade brasileira, e se faz presente até os dias atuais, por privar a população das periferias do acesso à cultura e ao lazer proporcionados pelo cinema.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para todos os brasileiros terem pleno acesso ao cinema, urge-se que o Ministério da Cultura desenvolva projetos para garantir a gratuidade do acesso ao cinema, por meio de parcerias com empresas que possam investir nesta causa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada