Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#59463
Enem 2018: A manipulação do usuário pela internet

A era digital revolucionou a maneira de interagir, facilitando o ganho de tempo no dia-a-dia das pessoas. Se a evolução tecnológica foi capaz de trazer tais benefícios a sociedade, por outro lado, expôs a vida de milhões de pessoas no meio do universo cibernético.
Durante muito tempo, o alvo de críticas foi a falta de privacidade nas redes sociais. Em 2018, Mark Zumckberg, assumiu o erro cometido pelo facebook ao vazar dados de milhões de usuários da rede. No entanto, o vazamento de informações não é novidade, é evidente a insatisfação das pessoas quando os dados não autorizados são usados para fins estranhos, portanto, os indivíduos ficam cada vez mais inconformafos com as tentativas de manipulação das redes.
De acordo com os dados de pesquisa do IBGE 64,7% das pessoas com idade entre 10 anos ou mais, fazem o uso da internet. Com a maior porcentagem de 94,2% é o grupo de utiliza a web a fim de se comunicarem por meio de mensagens de texto e outros aplicativos.
Dessa forma, é necessária mudança na forma de lidar com a coleta de informações e dados pessoais online. Todavia, não é só necessário a criação de mecanismos para garantir o sigilo, mas também um desenvolvimento da capacidade de discernir conteúdos oferecidos pelas plataformas digitais. sendo assim, a inclusão de alertas em determinadas publicações sobre caráter político ou comercial, seria uma forma de contribuir para que o usuário se torne menos vulnerável no meio cibernético. Além disso, Investimento em política educativa visando orientar a população a uso das redes sociais, seria uma medida viável frente à ausência da privacidade na internet.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

A pandemia de negacionismo no mundo

Sob a perspectiva histórica, é fato[…]

Em uma sociedade onde ler se tornou tedioso, utili[…]

• O Aumento dá violência contra […]

Akirakun18 , Andree Desculpa te incomodar,mas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM