Avatar do usuário
Por Pipocajub
Quantidade de postagens
#123272
Thomas More, filósofo inglês, descreve em sua obra "Utopia" uma sociedade perfeita, que convive em ideal harmonia política, social e religiosa. Entretanto, no que tange a realidade, é notável na sociedade brasileira uma situação antagônica em relação à relatada no livro uma vez que, a intolerância religiosa ainda é um problema a ser combatido no país. Nesse viés, tanto o preconceito histórico enraizado em parte da população, quanto a negligência do Estado são causas contundentes para a continuação dessa mazela social.
Primeiramente, o preconceito histórico em relação a algumas religiões contribui para a intolerância vivenciada. Segundo dados governamentais, a maioria das denúncias envolvendo intolerância religiosa partiu de praticantes de religiões afro brasileiras. Assim sendo, a discriminação experimentada têm raízes na escravidão iniciada com a colonização do país, que trouxe ao Brasil milhões de africanos, pessoas que tinham suas próprias religiões e cultura, porém eram considerados seres humanos inferiores, assim como suas crenças.
Ademais, a ineficiência estatal, principalmente no que diz respeito a educação, também é fator preponderante para a perpetuação do crime de intolerância religiosa, previsto no código penal. Para Immanuel Kant, filósofo alemão, "o indivíduo é aquilo que a educação faz dele". Assim, a falta de uma educação voltada à informação acerca da importância do respeito e tolerância a todas as religiões e crenças torna esse crime inaceitável um elemento presente em toda a sociedade.
Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para remediar a problemática da intolerância religiosa no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Educação, promover políticas educacionais voltadas à tolerância religiosa, por meio de currículos escolares e programas lúdicos como, por exemplo, eventos em escolas e universidades, debates, entre outros, a fim de conscientizar jovens e crianças. Dessa forma, será possível criar uma geração que viva em harmonia, tornando a Utopia de More realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
954 Exibições
por Gi69
2 Respostas 
112 Exibições
por Alunaaaamed
5 Respostas 
197 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
71 Exibições
por folkslouie
3 Respostas 
206 Exibições
por Gi69
3 Respostas 
155 Exibições
por Helenc
0 Respostas 
73 Exibições
por Jullian
1 Respostas 
91 Exibições
por Vestibuland0
0 Respostas 
85 Exibições
por igorsamuel
0 Respostas 
69 Exibições
por Lara23

Durante o regime do Estado Novo, o presidente Get&[…]

Boa tarde! Você poderia corrigir minha reda[…]

obrigada LuizGustavo7 pela correçã[…]

Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM