Em primeiro plano, é preciso expor a grande crise que o Brasil sofre no que diz respeito a intolerância religiosa. Em 2017, o Ministério dos Direitos Humanos revelou que o país recebe uma denúncia de intolerância religiosa a cada 15 horas. Para um país tão plural e miscigenado, esses números são verdadeiramente alarmantes e denotam o preconceito enraizado no corpo social brasileiro. É preciso, então, refletir sobre como esse fato pode ser revertido.
Ademais, a população brasileira precisa de uma reforma sócio-estrutural para mitigar a crise de preconceito atual. O décimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU tem como meta promover a inclusão social de todos, independente da religião, até 2030. Porém, caso o grande número de casos de intolerância religiosa no Brasil não sejam reduzidos, a nação não conseguirá cumprir essa proposta. Os cidadãos brasileiros precisam passar por uma reestruturação social se quiser alcançar as expectativas da ONU.
Em suma, é preciso de uma mudança social em larga escala para cumprir o ODS 10 até 2030. Para isso, através de políticas e ações públicas, a Esfera Executiva, em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos, devem criar o programa "Brasil Plural", com o objetivo principal de promover reformas sociais para alcançar as metas da ODS 10 e minimizar a intolerância religiosa. Dessa forma, a pluralidade geográfica e histórica do Brasil seriam refletidos em sua sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.