Em primeira análise, deve-se ressaltar que a má distribuição dos recursos hídricos contribui para o aumento da escassez de água. Nesse sentido, não há no Brasil políticas de racionalização de água, fato evidente pela imigração em massa de pessoas de regiões com maiores índices de seca, aonde o semiárido nordestino se destaca, em âmbito nacional, pela pouca incidência de chuvas. Essa conjuntura, inspirou a obra " Vidas Secas ", na qual o escritor Graciliano Ramos retrata as dificuldades de uma família nordestina ao tentar escapar da seca. Infelizmente, esse quadro é ainda presente no Brasil.
Ademais, é fundamental salientar o mau uso como impulsionador da crise hídrica no país. Nesse contexto, desde o Iluminismo entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza em favor do outro. Diante desse exposto, o ideal Iluminista não tem se efetivado na realidade, no momento em que constata-se o desperdício de água no país, ocorrido tanto em residências quanto em atividades econômicas, onde vazamentos hídricos cooperam para que a carência de água continue a se expandir. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Desenvolvimento Regional - órgão responsável pelas políticas nacionais de recursos hídricos e de saneamento -, através da ANA( Agência Nacional das Águas) viabilize a dessalinização das águas do mar e a transposição de rios, bem como o reuso e a mentalização da população sobre a crise hídrica, por intermédio de investimentos coesos nos projetos hídricos, a fim de combater a escassez d'água no Brasil. Somente assim, se consolidará um corpo social com prosperidade de água potável, em que o artigo prescrito pela DUDH, seja permanentemente cumprido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.