Avatar do usuário
Por Yruda
Quantidade de postagens
#129084
Há algumas décadas o Brasil se depara com uma situação na qual outros países no mundo já enfrentavam, a questão do movimento imigratório em massa. Estados europeus já precisam lidar com esse tipo de fenômeno proveniente das guerras e desigualdades existentes, sobretudo na África e no Oriente médio. Hoje, na geopolítica contemporânea, o Brasil e outros países americanos observam de perto essa mesma ocasião em seus respectivos territórios geográficos.

Dito isso, parafraseando o artista Napalm, no trecho da música "Pangeia" em que ele diz: "e o mar mediterrâneo virou um bálsamo dos náufragos, depósitos de crânios." Nesta parte, o cantor faz uma referência aos imigrantes que tentam atravessar as perigosas águas do mar mediterrâneo para chegar ao continente europeu. Certamente, uma difícil trajetória, assim como também é a dos venezuelanos, bolivianos ou haitianos que tentam cruzar a fronteira e adentrar no território brasileiro. Os motivos podem variar, mas geralmente possuem algo em comum. Observa-se que, na maioria dos casos, os países dos respectivos estrangeiros estão passando por uma crise econômica/social, conflito armado ou perseguição política.

Sendo assim, as pessoas buscam sair de suas nações de origem para tentar uma nova oportunidade de melhoria de vida em um outro lugar, seja porque estão fugindo de um governo autoritário ou, até mesmo, da fome e da miséria. Ademais, em boa parte dos casos, os direitos humanos dos imigrantes são violados, mulheres e crianças são submetidos à exploração sexual, homens a trabalhos análogos à escravidão e, de maneira generalizada, acabam ficando na miséria e na marginalização. Casos como esses são cada vez mais frequentes nos dias atuais. Ou seja, isso acarreta em uma série de problemas sociais graves para o Estado brasileiro.

Portanto, verifica-se que é necessário pensar em soluções pacíficas e humanitárias para esse tipo de situação. A Organização das Nações Unidas (ONU), através de suas resoluções e tratados, deve dar uma atenção maior ao caso, e os Estados, incluindo o Brasil, precisam implementar leis que sigam as recomendações da ONU, respeitando os direitos humanos e desenvolvendo um planejamento de integração dos imigrantes na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
71 Exibições
por Erick1723
0 Respostas 
77 Exibições
por Drica09
0 Respostas 
51 Exibições
por ester243
0 Respostas 
108 Exibições
por estermpker
0 Respostas 
134 Exibições
por medeirosc
0 Respostas 
20 Exibições
por yasminbcruz
2 Respostas 
152 Exibições
por Felipe082
Movimento migratório do século 21
por Wi79    - In: Outros temas
0 Respostas 
49 Exibições
por Wi79
3 Respostas 
246 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
25 Exibições
por GustavoA027
Ataques cibernéticos

No mundo atual em que vivemos , basicamente tudo s[…]

Segundo a história da idade medieval as mul[…]

Segundo o Ex-Presidente da República do Chi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM