Os indivíduos enxergam a cada dia mais notícias de corrupção, violência e desigualdade e acabam se indignando. Ao procurar notícias e se informar sobre às atualidades, as primeiras notícias que chegam são aquelas dotadas de interesses pessoais, principalmente aquelas relacionadas à política. Muitos enxergam apenas este lado, e a escassez de representações reais, com atitudes boas por natureza, faz que a crença no futuro diminua cotidianamente.
Como resultado, muitos se acomodam e começam a aceitar argumentos como: "Todos são corruptos". Porém, aqueles que buscam enxergar além desse senso encontram pessoas que procuram ser boas por si mesmas, seus amigos ou familiares. São essas que demonstram a pura ética e honestidade, são milhares que correm atrás de seus objetivos de maneira digna, e não acreditam naquela visão pessimista. Aristóteles afirmaria que estes são os que alcançam a mediania, que estão no caminho da felicidade.
Apesar das ações ignorantes, existem aquelas boas por natureza, como afirma Kant em seu imperativo categórico. Através de atitudes da sociedade, mídia e redes sociais, ONGs e indivíduos que busquem a evolução social serão incentivados através de divulgações, trazendo a visão que esses são os que devem construir a ética nacional. Afinal, o melhor caminho para uma sociedade que compartilha valores é lembrá-los destes, deixando claro que uma consciência limpa vale mais e que a esperança não deve ser perdida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.