• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por LyValentim
#76343
As enchentes são fenômenos nautrais, mais podem ser intensificadas pelas práticas humanas no espaço das cidades. O problema das enchentes passou a ser algo comum na vida das populações de algumas cidades. Infelizmente, todo ano é a mesma coisa : entre os meses de dezembro e fevereiro, os noticiários são tomados por problemas relacionados com o período de chuvas que, provocam as inundação de casas e ruas, desencadeando uma série de tragédias, que quase sempre, poderiam ser evitadas. Um problema que parece não ter uma solução rápida é o elevado índice de poluição, causado tanto pela ausência de consciência por da população quanto por sistema ineficientes de coletas de lixo ou de distribuição de lixeiras pelas cidades.
Além do mais, há problemas causados pela poluição geradas por empresas e outros órgãos. Com isso, ocorrem o entupimento dos bueiros, que seriam responsáveis por conter parte da água que eleva o nível dos rios. Além disso, o lixo gerado é levado pelas enxurradas e contribui ainda mais para elevar o volume das águas.
Apesar de todos os problemas acima mencionados, a causa considerada principal para as " enchentes" é, sem dúvida, a impermeabilização do solo. Com a pavimentação das ruas e as cimentações de quintal e calçfas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfície, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios. Além disso, a impermeabilização contribui para a elevação da velocidade desse escoamento, provocando erosões e causando outros tipos de desastres ambientais urbanos. Existem inúmeras medidas de combates às enchentes. A Cidade de Belo Horizonte, por exemplo, contratou, em outubro de 2013, alguns " olheiros ", que são funcionários encarregados de detectar o inicio de inundações em áreas de riscos. Eles teriam a função de minimizar os efeitos da " inundação relâmpago ", aquela que ocorrem em um curtíssimo período de tempo. Outras ações envolvem a contrução de barragem e o desassoreamento do leito dos rios, em que todos os sedimentos existentes no fundo dos cursos d'água são removidos, aumentando sua profundidades.
Mais todas essas medidas são paliativas, ou seja, são apenas para minimizar ou combater uma situação já existente. O problema das enchentes é crônico em muitas cidades brasileiras, com o destaque para o Rio de Janeiro. A capital carioca costuma sempre aparecer nos noticiários com ocorrências desse tipo em período de chuvas, além de outras cidades que também padecem da mesma situação. As inundação, além de danos materiais, podem provocar doenças, como a leptospirose. Portanto trata-se também de uma questão de saúde pública.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM