Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por Panpolei
#42549
A busca pelo lucro, base do empreendedorismo tradicional, levou a enormes avanços tecnológicos, contudo, essa busca, quando desenfreada, acarreta em sérios problemas sociais, como a desigualdade. Porém, há uma maneira de amenizar, e até resolver essas questões, o empreendedorismo social. Sendo autossustentável, tal qual uma empresa tradicional, ele tem o objetivo de sanar os problemas socias, como uma ONG, agregando assim as qualidades desses dois métodos.

A priori, deve-se entender a necessidade do lucro, pois como concluiu Max Webber em “A Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo”, a valorização do trabalho e da geração de riqueza, proporcionou o desenvolvimento da sociedade capitalista burguesa, um avanço em relação ao antigo regime, pois permitiu avanços socias e tecnológicos, tais como a revolução industrial e o iluminismo.

Entretanto, essa nova organização social também tem seus pontos negativos, um dos principais é a desigualdade. Já que o lucro é o principal objetivo da sociedade burguesa, a mais-valia, diferença entre a riqueza que o trabalhador gera e o que ele recebe, é uma pratica recorrente, logo os patrões consegue acumular vastas quantias monetárias, enquanto a classe operária recebe uma pequena parcela da riqueza que gera. Esse processo e explicado no livro “O Capital” de Karl Max.

Há ainda a questão socioambiental, pois na desregrada busca pelo lucro, as empresas destroem boa parte do meio ambiente. Sendo essencial para a manutenção do clima terrestre e a fonte de renda de diversas pequenas comunidades extrativista, a destruição da natureza vem causando o aumento da temperatura média do planeta, extinção em massa de espécies animais e vegetais, desertificação de áreas férteis e o fenômeno de refugiados climáticos.

Logo, analisando o que foi escrito acima, percebe-se que a busca pelo lucro foi importante para o desenvolvimento humano, contudo ela levou a novos problemas. Uma possível solução para esses problemas seria o empreendedorismo social, uma vez que ele permite o desenvolvimento tecnológico, pois precisa gerar riqueza para se manter, e visa o bem estar social, assim os governos estaduais deveriam dar incentivos fiscais a empresas sociais, possibilitando um aumento do número das mesmas
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

GlendaMorais Jeniffeeee Ashiley Por favor, d[…]

GlendaMorais Jeniffeeee Por favor, destaquem m[…]

Oii! Vou apontar algumas coisas aqui,espero que aj[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM