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Por Larissaecco
#57655
No filme "os intocáveis", o personagem Philippe, é um aristocrata rico que após sofrer um grave acidente fica tetraplégico, precisando de um assistente, ele decidiu contratar Driss, um jovem problemático e sem experiência, para cuidar dele, mas aos poucos a amizade entre eles estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro. De maneira análoga a isso, empatia. Nesse prisma destacam-se dois aspectos importantes: presença de julgamento e reconhecimento da emoção.
Em primeiro plano, podemos destacar a presença de julgamento. Desse modo, uma pesquisa da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, o Brasil está na 51° posição de 63. Dessa forma a presença de julgamento é o que contribui para que o Brasil esteja nessa posição, essa característica é confirmada pelo país ter uma hierárquia pautada em classes sociais, na origem, no sobrenome, no capital social, econômico e simbólico. A sociedade tem preferência em julgar o próximo, do que ter empatia e ajudar.
Além disso, é notório que se tenha reconhecimento da emoção. Consoante a isso, "Tente mover o mundo - o primeiro passa é mover a si mesmo" Platão-Filósofo. Sendo assim, antes de praticar empatia com o outro é preciso admirar mais as próprias qualidades, assim livrando-se de padrões rígidos que impedem um contato direto consigo e com o outro. Ter empatia por si mesmo é uma pré-condição de amar melhor os outros.
Portante fica evidente a necessidade de medidas que venham ampliar a empatia. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação, fazer com que as crianças apliquem empatia nas suas reações, por meio de atividades educacionais escolares, a fim de que logo nas primeiras fases da vida seja praticado esse sentimento, se tornando rotineiro e passando de geração em geração. Somente assim será possível de conhecer melhor o mundo do outro e se adaptar, como no filme "Os intocáveis".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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