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Por Giovannada
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A agenda 2030 é um plano global que visa à promoção da vida digna a todos com foco no desenvolvimento econômico, social e ambiental. Entretanto, é perceptível que o desenvolvimento ambiental não está sendo alcançado, pois estamos em situação de emergência climática. Esse problema é causado pela mão dos homens e tem como consequência o desequilíbrio do planeta.
Primeiramente, é válido considerar que o crescimento populacional e a ação humana colaboram com a problemática. Uma das atividades motrizes é o desmatamento gerado pela exploração exacerbada dos recursos naturais. Outro fator responsável são as emissões de gases causadores do efeito estufa, como o CO2 e o metano, que são lançados, diariamente, na atmosfera pela industrias e automóveis. Tais atos geram o desequilíbrio ecológico. Para Paul Atson, “inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente”, entretanto, diante dos fatos supracitados, é possível concluir que os brasileiros não possuem essa habilidade.
Por conseguinte, os desastres climáticos e a amplitude térmica estão aumentando. Atualmente, o Brasil tem enfrentado épocas de frio e calor extremos. Essas mudanças, impactam nas precipitações, no ciclo hidrológico e na disponibilidade de água. Esse aumento da temperatura também pode causar muitas mortes, como vem acontecendo nos Estados Unidos. Dessa maneira, entende-se essa questão como uma problemática cuja resolução deve ser de imediato.
Portanto, faz-se necessário que o Estado, junto com o Ministério do Meio Ambiente, implemente planos de emissão zero dos gases de efeito estufa, fazendo com que as empresas paguem pela poluição que gerarem, para diminuir a poluição do ar e, consequentemente, o aquecimento global. Também é preciso que as escolas se comprometam a dialogar sobre a temática, realizando atividades dinâmicas para conscientizar e formar cidadãos que valorizam e cuidam do planeta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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