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Por Khatryna
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#14807
Embates entre confinamento e ressocialização de ex-presidiários

É de conhecimento público que sistema carcerário brasileiro há tempos é considerado ruim e ineficaz, e que pouco mudou desde nos últimos anos. Situações como a violência e a precariedade do serviço ainda fazem parte da realidade e quase não há perspectiva de melhora.

Inicialmente, um dos problemas no sistema prisional do Brasil é o enorme gasto com os presidiários que vem aumentando ao longo dos anos, visto que o Brasil tem a terceira maior população carcerária, perdendo apenas para China e EUA, ambos países com população superior à do Brasil, além de altos investimentos em segurança para conter essa superlotação. Para reduzir problemas e cortar gastos com presidiários, medidas como a ressocialização são adotadas.

Contudo, a reintegração é uma medida ineficaz para a solução desses problemas, visto que muitas penitenciárias não oferecem oportunidades de educação e profissionalização aos detentos, que uma vez fora da cadeia, não tem números elevados de oportunidades de emprego, fazendo com que vários deles voltem ao mundo do crime, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 24,4% dos condenados voltam a ser condenados dentro de um prazo de cinco anos.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Justiça e da Segurança Pública, através de verbas do Governo Federal, deve agir para, em conjunto com o Departamento Penitenciário Nacional, na implementação de oficinas profissionalizantes, para que os detentos tenham oportunidades ao serem soltos, além do serviço voluntário dos mesmos, com supervisão, para que os mesmos possam contribuir com a sociedade, obtendo assim real direito a ressocialização.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#15027
Correção da sua introdução:
É de conhecimento público que sistema carcerário brasileiro há tempos é considerado ruim e ineficaz, e que pouco mudou desde nos últimos anos (prove ao seu leitor!). Situações como a violência e a precariedade do serviço ainda fazem parte da realidade e quase não há perspectiva de melhora (faltou falar sobre ressocialização e definir uma tese mais clara). (desenvolva mais sua introdução!)
Legenda:
erro ou "melhorável"
correção ou sugestão
repetição
observação
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Por Felipe082
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#15029
Correção do seus desenvolvimento:
Inicialmente, um dos problemas no sistema prisional do Brasil é o enorme gasto com os presidiários que vem aumentando ao longo dos anos, visto que o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, perdendo apenas para China e EUA, ambos países com população superior à do Brasil, além de altos investimentos em segurança para conter essa superlotação (frase muuuito longa!). Para reduzir problemas e cortar gastos com presidiários, medidas como a ressocialização são adotadas. (parágrafo demasiadamente expositivo, ou seja, você mais expõe informações do que argumenta!)
Contudo, a reintegração é uma medida ineficaz para a solução desses problemas, visto que muitas penitenciárias não oferecem oportunidades de educação e profissionalização aos detentos, que, uma vez fora da cadeia, não tem têm números elevados de oportunidades de emprego, fazendo com que vários deles voltem ao mundo do crime, de . De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 24,4% dos condenados voltam a ser condenados dentro de um prazo de cinco anos (frase muuuito longa e parágrafo com um único período!).
Dica geral: adote um posicionamento mais claro e defenda-o com mais argumentação do que exposição.
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#15030
Correção da sua conclusão:
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse (frase "clichê" que deve ser evitada). O Ministério da Justiça e da Segurança Pública, através por meio de verbas do Governo Federal, deve agir para, em conjunto com o Departamento Penitenciário Nacional, na implementação de oficinas profissionalizantes, para que os detentos tenham oportunidades ao serem soltos, além do serviço voluntário dos mesmos (nunca use "os mesmos" e sua variantes!), com supervisão, para que os mesmos possam contribuir com a sociedade, obtendo assim real direito a ressocialização (proposta completa, parabéns!). (frase muuuito longa!)
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Por Felipe082
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#15032
Legenda:
:mrgreen:: muito bom
:D: bom
:): mediano
:(: insuficiente
:oops:: precário

Competência 1: :D
...
  • Estrutura sintática: :D
  • Gramática: :D
  • Vocabulário: :D
...
:arrow: Eu te daria 200 aqui, mas, como você apresentou mais de dois desvios, a grade do ENEM não permite.


Competência 2: :)
...
  • Adequação ao tema: :D
  • Adequação à tipologia dissertativo-argumentativa: :)
  • Repertório sociocultural: :mrgreen:
  • Tese: :(

Competência 3: :)
...
  • Argumentação: :)
  • Autoria: :)
  • Coerência: :mrgreen:
  • Organização: :D
  • Progressão temática: :D

Competência 4: :)
...
  • Ausência de repetições: :)
  • Fluidez textual: :D
  • Pontuação: :)
  • Uso de recursos coesivos interparagrafais: :mrgreen:
  • Uso de recursos coesivos intraparagrafais: :(

Competência 5: :mrgreen:
...
  • Clareza: :D
  • Coerência: :mrgreen:
  • Eficiência: :mrgreen:
  • Especificidade: :mrgreen:
  • Originalidade: :)
  • Presença dos cinco elementos (ação, agente, meio ou modo, finalidade e detalhamento): :mrgreen:
  • Viabilidade: :mrgreen:
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Por Felipe082
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#15033
@duanalin, me ajuda com essa aqui, por favor? Não precisa fazer uma correção detalhada, só me diz se você concorda com a minha avaliação (estou um pouco inseguro).
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Por duanalin
Tempo de Registro Quantidade de postagens Colecionador Doações
#15352
Oi @Felipe082por algum motivo eu não recebi a notificação então, me desculpa pelo atraso.
A nossa nota não está tão discrepante, concordo com as ressalvas que você fez.
Porém, acredito que ela trouxe alguns bons coesivos, mesmo que poucos, e os colocou. Então, na C4 eu daria 140.
Já na C1, você deu 160.
A meu ver foram tantos erros na colocação de algumas palavras que achei tu nota até generosa. Dito isso, pontuo com 140 nessa competência.
Outra coisa, a conclusão.
Está boa mesmo, mas a colocação dificulta a compreensão e acredito que uma frase de desfecho que retome o que foi apresentado na introdução seja muito maravilhoso; mostra uma conexão entre todo o texto. Por isso, 180.
Qualquer coisa pode questionar.

Hey bênça, compartilhe seu aprendizado conosco corrigindo algumas redações.
Antes, confira a tabela de correção do Enem:
dica-tabela-de-referencia-para-correcao ... t4625.html
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#15358
Excelentes observações! Acho que a discrepância vem principalmente porque eu não uso as notas quebradas, tipo 140, então tenho que decidir entre 120 e 160.
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