Sob essa óptica, torna-se lícito, portanto, associar tal discriminação étnica-ambiental como consequência da histórica omissão governamental. No documentário "Vila da Barca", de 1964, somos apresentados à dura realidade dos povos ribeirinhos que residem nas periferias de Belém. Sem acesso à infraestrutudas de subsistência básicas, a comunidade torna-se suscetível aos mais diversos problemas ambientais, como: falta de saneamento básico e água potável; deslizamentos de terra e enchentes. Atualmente, 50 anos após as gravações do documentário, a população permanece nas mesmas condições: invisíveis aos olhos do governo.
Por conseguinte, sem qualquer amparo de políticas públicas eficientes, essas minorias são as que mais sofrem com as consequências da crise climática do século XXI. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente morrem 7 milhões de pessoas, de forma precoce, em decorrência das taxas de poluição ambiental. Desse número, mais de 90% eram de países de média e baixa renda - que concentram a maior parcela das minorias étnicas. Faz-se indispensável, portanto, a criação de medidas que promovam a equidade e a garantia de direitos para tais comunidades.
Desse modo, fica a cargo do Governo Federal, como promotor do bem-estar social, democratizar o acesso às infraestruturas de subsistência por meio da criação de moradias adequadas, pontos de distribuição de água potável e construção de redes de saneamento básico. Tal ação deve priorizar as comunidades ribeirinhas e grupos periféricos, visando a criação de uma sociedade mais justa e resiliente aos impactos ambientais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.