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#45823
A Constituição Federal de 1988 garante a todos a inviolabilidade do direito à informação.Conquanto,isso não ocorre no Brasil,visto que a propagação de notícias falsas nas redes sociais corroboram pra a indução de discussões políticas.Diante dessa perspectiva,cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro deletério nas eleições.
Em primeiro lugar,é crucial pontuar a mídia como promotor da manipulação do voto.De acordo com a pesquisa feita pela Ipsos e Fecormécio-RJ(Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro),em 2016,a cada 10 pessoas cerca de 7 utilizam a internet para navegar,isto é,buscar informações.Pode-se dizer,então, que os conteúdos contidos nos vídeos e áudios não verdadeiros são espalhados nos meios digitais interferindo negativamente nas opiniões dos eleitores.Diante do que foi exposto,é inadmissível que um país signatário dos direitos humanos não assegure esse direito.
Faz-se mister,ainda, salientar a negligência governamental como impulsionador desse problema.Segundo Thomas Hobbes,filósofo e teórico,é dever do estado garantir o bem-estar da população.No entanto,os órgãos públicos vão de encontro a esse pensamento,fazendo com que a população, sob o poder midiático,seja influenciada de maneira errônea.
Infere-se,portanto,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor.Assim,o Governo Federal aliado a Mídia,deve por meio de jornais,novelas e pela internet incentivar e informar a população sobre a importância de conferir os dados recebidos em sites confiáveis,a fim de que as redes sociais seja um local de transmissão de fontes verdadeiras.Dessa forma, o Brasil irá garantir,de fato,o que está proposto na Carta Magma.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 127

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#47126
@letiicia

A Constituição Federal de 1988 garante a todos a inviolabilidade do direito à informação.Conquanto,isso não ocorre no Brasil,visto que a propagação de notícias falsas nas redes sociais corroboram pra a indução de discussões políticas. Diante dessa perspectiva,cabe avaliar os fatores (Que fatores são esse? Você deveria ter apresentado eles logo aqui (teses)) que favorecem esse quadro deletério nas eleições.
Percebo que sua introdução possui os elementos propostos, portanto precisam ser trabalhados. Não gostei da forma com que você usou seu repertório, não se encaixou com o que foi escrito, pois as notícias falsas são propagadas devido aos canais de informação, ou seja, a pessoa que recebe uma fake news, possui direito à informação, entende? Mas acho que isso vai muito da interpretação, não sei ao certo, por isso, deveria ter trabalhado de outra forma para que não haja dúvidas. Além disso, você não apresentou suas teses na introdução, como pontuei acima.

Em primeiro lugar,é crucial pontuar a mídia como promotor da manipulação do voto.De acordo com a pesquisa feita pela Ipsos e Fecormécio-RJ(Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro),em 2016,a cada 10 pessoas cerca de 7 utilizam a internet para navegar,isto é,buscar informações.Pode-se dizer,então, que os conteúdos contidos nos vídeos e áudios não verdadeiros são espalhados nos meios digitais interferindo negativamente nas opiniões dos eleitores(Como eles interferem? Exemplifique).Diante do que foi exposto,é inadmissível que um país signatário dos direitos humanos não assegure esse direito.
Seu desenvolvimento possui um repertório maior que a argumentação, e deveria ser o contrário, melhore seu desenvolvimento, trabalhe a causa e consequência, por exemplo, argumente mais e exemplifique sempre que possível. Percebo que seu parágrafo possui tópico frasal, conectivos e repertório, muito bem!!

Faz-se mister,ainda, salientar a negligência governamental como impulsionador desse problema.Segundo Thomas Hobbes,filósofo e teórico,é dever do estado garantir o bem-estar da população.No entanto,os órgãos públicos vão de encontro a esse pensamento(Como? Como o Estado é negligente?),fazendo com que a população, sob o poder midiático,seja influenciada de maneira errônea(Como eles são influenciados?).
Seu parágrafo possui 0 argumentação, você poderia ter argumentado sobre como o poder estatal é negligente como eu citei acima. Trabalhe sua argumentação!!

Infere-se,portanto,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor.Assim,o Governo Federal aliado a Mídia (Agente),deve por meio de jornais,novelas e pela internet (Modo?Meio)incentivar e informar a população sobre a importância de conferir os dados recebidos em sites confiáveis(Ação),a fim de que as redes sociais seja um local de transmissão de fontes verdadeiras(Finalidade).Dessa forma, o Brasil irá garantir,de fato,o que está proposto na Carta Magma.
Sua proposta apresenta apenas 4 dos 5 elementos necessários na intervenção, faltou o detalhamento

Foi isso Letícia, espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição! Aperfeiçoe seus conhecimentos sobre a estrutura de uma redação dissertativo-argumentativa modelo enem e verá sua evolução! Você está no caminho certo, beijos <3 Espero por novas redações!
#47486
Estabelecida em 1948, a Declaração dos Direitos Humanos promove igualdade a todos perante a lei. No entanto, no Brasil, nem todos gozam dos mesmos direitos - tal como a segurança pessoal e os honorários. Nesse contexto, não há dúvidas de que a violência urbana é um problema no Brasil; o que ocorre, lamentavelmente, devido não só a desigualdade social, mas também a má remuneração, principalmente a, policial.
Hodiernamente, os fatores apontados que estimulam a violência e a criminalidade são: a probeza e a desigualdade social. Infere-se, em contrapartida, que mesmo após o implemento de programas para diminuir a pobreza a taxa de violência não diminuiu, por conseguinte, aumentando os casos de homicídios, essencialmente, de jovens carentes aliciados pelo crime; que o veem como uma "saída".
Não obstante, os policiais brasileiros são mal remunerados, o que levá-os para a corrupção. Além disso, a má retribuição por seus serviços faz com que ponham a margem, inconscientemente, pessoas que não possuem vinténs; de acordo com a teoria freudiana, o ID não tem contato com a realidade, dessa forma, os agentes mesmo conhecendo leis e direitos acabam distinguindo pessoas com diferenças socioeconômicas.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Destarte, cabe ao legislativo, formular a deliberação da melhor remuneração policial, por meio de verbas governamentais, para estar de acordo com os direitos humanos , a fim de honorários justos e satisfatórios; assim sendo, o Ego e superego freudianos barará os desejos do ID. Em suma, juntamente com o fortalecimento de programas sociais, a melhoria deverá abrandar a violência urbana no Brasil, permitindo aos brasileiros a segurança mediada de um melhor policiamento.
#47655
@Celiocastr

Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

Estabelecida em 1948, a Declaração dos Direitos Humanos promove igualdade a todos perante a lei. No entanto, no Brasil, nem todos gozam dos mesmos direitos - tal como a segurança pessoal e os honorários. Nesse contexto, não há dúvidas de que a violência urbana é um problema no Brasil; o que ocorre, lamentavelmente, devido não só a desigualdade social, mas também a má remuneração, principalmente a, policial.( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)


Hodiernamente, os fatores apontados que estimulam a violência e a criminalidade são: a probeza e a desigualdade social. Infere-se, em contrapartida, que mesmo após o implemento de programas para diminuir a pobreza a taxa de violência não diminuiu, por conseguinte, aumentando os casos de homicídios, essencialmente, de jovens carentes aliciados pelo crime; que o veem como uma "saída".( Nesse desenvolvimento apenas vejo sua argumentação, é necessário haver um repertório ou dado comprovativo. Faltou também arrematar a tese!!)

Não obstante, os policiais brasileiros são mal remunerados, o que levá-os para a corrupção. Além disso, a má retribuição por seus serviços faz com que ponham a margem, inconscientemente, pessoas que não possuem vinténs; de acordo com a teoria freudiana, o ID ( Abra a sigla!)não tem contato com a realidade, dessa forma, os agentes mesmo conhecendo leis e direitos acabam distinguindo pessoas com diferenças socioeconômicas.( Nesse desenvolvimento vejo apenas seu repertório. Faltou a abordagem sobre o tema no parágrafo. Faltou novamente arrematar a tese!)

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Destarte, cabe ao legislativo( Poder Legislativo), ( Agente)formular a deliberação da melhor remuneração policial,( Ação) por meio de verbas governamentais, ( Meio)para estar de acordo com os direitos humanos , a fim de honorários justos e satisfatórios; assim sendo, o Ego e superego freudianos barará os desejos do ID.( Finalidade) Em suma, juntamente com o fortalecimento de programas sociais, a melhoria deverá abrandar a violência urbana no Brasil, permitindo aos brasileiros a segurança mediada de um melhor policiamento.( Conclusão incompleta!Faltou o detalhamento da proposta!!)

Sua redação precisa de melhora. Estude argumentação, repertório, arrematação de tese, proposta de intervenção, estrutura e planejamento de uma dissertação.
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