Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios na acessibilidade pedagógica. Nesse sentido, é possível observar que o governo não dá a devida importância a essa categoria do ensino básico. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locker configura-se como uma violação do “contato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de investimento como impulsionador do crescimento de pessoas sem diploma no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - o EJA tem o menor financiamento do setor educacional. Diante de tal exposto é notório que o tipo acadêmico não tem a atenção necessária. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC), em conjunto com Governo Estadual, devam aumentar o número escolas com a modalidade, por meio de projeto de lei a ser entregue a Câmara dos Deputados. Nele deve constar que todas as instituições escolares da rede públicas devem conter o ensino pedagógico EJA – a fim de minimizar a dificuldade no acesso. Assim, será consolidada uma sociedade mais igualitária, em que o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locker.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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