Avatar do usuário
Por WagnerNeto
Quantidade de postagens
#129135
Hodiernamente, está em voga discussão a respeito de possíveis prejuízos que a pandemia do Covid-19 possa ter causado ou causará à educação brasileira. A bem da verdade, tal calamidade pública ensejou inúmeros danos sociais, os quais consumirão muito tempo e esforço coletivo para serem reparados. Outrossim, a título de exemplo, é possível citar o aumento da evasão escolar e da elitização no ensino, bem como a diminuição na quantidade de professores formados e o encarecimento da educação.

De início, apenas a parcela com bom poder aquisitivo pôde fornecer as aulas remotas aos seus filhos, tendo em vista a presença de computadores, energia elétrica e outros meios necessários para tal em âmbito familiar. Ademais, os lares mais periféricos, das regiões mais miseráveis do país, não tiveram como subsidiar tais tecnologias aos seus dependentes, o que acarretou em fração considerável de alunos da rede pública sem condições de estudar, prejudicando assim o seu aprendizado e evolução acadêmica. Por conta disso, a desigualdade no acesso à educação crescerá, sobretudo graças a maior evasão escolar em função da idade e ao aumento do analfabetismo funcional, porquanto os afetados por esta situação se sentirão desestimulados a permanecer na escola.

Do mesmo modo, com a exclusão da parcela socioeconômica mais vulnerável dos níveis de ensino, a proporção de graduandos tenderá a ser menor do que já é. Desta forma, haverá formação de professores em número abaixo do necessário para suprir as vagas nas instituições acadêmicas, o que se agrava diante da péssima remuneração de tais profissionais. Todavia, pode-se argumentar que à vista da baixa quantidade de docentes no futuro próximo, a sua remuneração crescerá, haja vista a “lei econômica da oferta e da demanda”. Isso será ótimo para estes obreiros, porém encarecerá o valor das mensalidades escolares das instituições privadas, as quais, tratando-se dos níveis infantil, fundamental e médio, ainda são as melhores do Brasil.

Por todo o exposto, resta claro que a Covid-19 deixará sequelas graves na educação brasileira. Para solucionar tal problema, mister se faz que o poder público, por meio do Ministério da Educação, crie cursinhos e estabelecimentos de reforço escolar públicos, sobretudo nas áreas periféricas mais atingidas pela falta de infraestrutura, a fim de que os pobres afetados recebam a educação que lhes falta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
122 Exibições
por Ludimilla
0 Respostas 
93 Exibições
por Alunasad
0 Respostas 
88 Exibições
por Sam2407
0 Respostas 
59 Exibições
por Kaadu
0 Respostas 
82 Exibições
por MayMay0
3 Respostas 
234 Exibições
por William2024
2 Respostas 
101 Exibições
por Felipe082
1 Respostas 
57 Exibições
por isas522
Efeitos negativos da Pandemia Covid 19
por kakananda    - In: Outros temas
0 Respostas 
79 Exibições
por kakananda
3 Respostas 
343 Exibições
por euguilherme

Segundo a história da idade medieval as mul[…]

Segundo o Ex-Presidente da República do Chi[…]

Na obra musical 'Potato Head" escrita por[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM