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Por yasmim21
#50148
Conforme a lei da inércia, de Newton, a tendência de um corpo é permanecer imóvel quando nenhuma força atua sobre ele. Fora da física, é possível perceber a mesma condição no que diz respeito ao tabagismo. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema, cuja diminuição é dificultada em virtude do legado histórico e da falta de informação.

Em primeiro plano, o legado histórico é uma forte influência na problemática. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar as ações coletivas por meio de eventos históricos. Até o século passado, ocorria uma intensa glamourização do cigarro atravéz de propagandas e do cinema, que o colocavam como símbolo de poder e autoconfiança. Portanto, atualmente a OMS considera o tabagismo uma epidemia generalizada, ou seja, o ato de fumar já foi banalizado.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de informação. Nesse sentido, Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa define sua visão de mundo, isso justifica outra causa do problema: a falta de informação. De acordo com o INCA (instituto nacional do câncer), o cigarro é um fator de risco para mais de 50 doenças, dentre elas vários tipos de câncer, se as pessoas normalmente não tem acesso a esse tipo de informação, sua visão será limitada, o que dificulta na erradicação do problema.

Portanto, para que o problema deixe de fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura devem desenvolver palestras e entrevistas em escolas com vítimas do problema e especialistas no assunto, com objetivo de trazer maior lucidez sobre o tema. Outra medida decisiva é o aumento do preço dos maços de cigarros, afim de torna-los menos acessíveis. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão dos efeitos do tabagismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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