Em primeira análise, é importante citar que a ingestão de alimentos ultraprocessados provoca doenças crônicas a exemplo do diabetes, aumento do colesterol e configura também um meio propício para enfermidades cardiovasculares. Consoante Hipócrates, filósofo grego, há uma necessidade do remédio ser o alimento e o alimento ser o remédio dos seres humanos. Contudo, essa afirmação é discrepante aos hábitos alimentares dos brasileiros devido a normalização dos alimentos ultraprocessados no cotidiano social.
Além disso, é plausível salientar que a cultura do consumo intenso de alimentos industrializados é responsável pelo crescimento da obesidade brasileira. De acordo com dado do IBGE 22,8% da população está obesa. Indubitavelmente, essa taxa é proveniente de uma rotina de má alimentação que é enraizada no dia a dia dos brasileiros que encontram, nesses alimentos, uma forma mais econômica e rápida de se alimentar.
Portanto é evidente que o consumo de alimentos ultraprocessados é uma questão alarmante. Dessa forma, cabe às escolas, responsáveis pela educação de todos, desenvolver projetos de educação alimentar, por meio de seminários que contam com a presença de nutricionistas a fim de esclarecer à sociedade sobre os malefícios dos alimentos ultraprocessados. A partir disso, pode se ter uma nação sem práticas nocivas à saúde.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.