• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#71588
Durante as grandes navegações europeias, os alimentos eram conservados utilizando o sal, porém mesmo assegurando a durabilidade do produto, o sal era extremamente nocivo a saúde. Hodiernamente, os alimentos ultraprocessados presentes no cotidiano dos brasileiros causam efeitos preocupantes à saude pública e individual pelo seu consumo exacerbado. Desse modo é preciso que haja mudanças nesse cenário preocupante.
Em primeira análise, é importante citar que a ingestão de alimentos ultraprocessados provoca  doenças crônicas a exemplo do diabetes, aumento do colesterol e configura também um meio propício para enfermidades cardiovasculares. Consoante Hipócrates, filósofo grego, há uma necessidade do remédio ser o alimento e o alimento ser o remédio dos seres humanos. Contudo, essa afirmação é discrepante aos hábitos alimentares dos brasileiros devido a normalização dos alimentos ultraprocessados no cotidiano social.
Além disso, é plausível salientar que a cultura do consumo intenso de alimentos industrializados é responsável pelo crescimento da obesidade brasileira. De acordo com dado do IBGE 22,8% da população está obesa. Indubitavelmente, essa taxa é proveniente de uma rotina de má alimentação que é enraizada no dia a dia dos brasileiros que encontram, nesses alimentos, uma forma mais econômica e rápida de se alimentar.
Portanto é evidente que o consumo de alimentos ultraprocessados é uma questão alarmante. Dessa forma, cabe às escolas, responsáveis pela educação de todos, desenvolver projetos de educação alimentar, por meio de seminários que contam com a presença de nutricionistas a fim de esclarecer à sociedade sobre os malefícios dos alimentos ultraprocessados. A partir disso, pode se ter uma nação sem práticas nocivas à saúde.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#72884
:D Olá! Espero que esteja bem!💖

👉🏽LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA EM REDAÇÃO.

✅CORRETO

❌ERRO/FALTA

📝ERRO DE PORTUGUÊS ( AINDA NÃO SOU MUITO BOA NESSA PARTE )

🧐OPINIÃO

😉DICA

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾


✅[ALUSÃO HISTÓRICA]Durante as grandes navegações europeias, os alimentos eram conservados utilizando o sal, porém mesmo assegurando a durabilidade do produto, o sal era extremamente nocivo a saúde.✅[LINK COM O REPERTÓRIO] Hodiernamente, os alimentos ultraprocessados presentes no cotidiano dos brasileiros causam efeitos preocupantes à saude pública e individual pelo seu consumo exacerbado. ✅[TESE]Desse modo é preciso que haja mudanças nesse cenário preocupante.❌[ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO]

•INTRODUÇÃO•
•CONTEXTUALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS E ESTRATÉGIAS PARA COMEÇAR UM TEXTO, VOCÊ PODE COMEÇAR COM UM REPERTÓRIO OU UMA SIMPLES CONTEXTUALIZAÇÃO. PESQUISE ALGUMAS TÉCNICAS E VEJA QUAL GOSTA MAIS.
•TESE: O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O TEMA?
•ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO OU PROJETO DE TEXTO: É UM SPOILER DOS ARGUMENTOS.

✍🏽✍🏽D.1✍🏽✍🏽

✅[TÓPICO FRASAL]Em primeira análise, é importante citar que a ingestão de alimentos ultraprocessados provoca doenças crônicas a exemplo do diabetes, aumento do colesterol e configura também um meio propício para enfermidades cardiovasculares. ✅[CITAÇÃO]Consoante Hipócrates, filósofo grego, há uma necessidade do remédio ser o alimento e o alimento ser o remédio dos seres humanos. ✅[ARGUMENTAÇÃO]Contudo, essa afirmação é discrepante aos hábitos alimentares dos brasileiros devido a📝 [à] normalização dos alimentos ultraprocessados no cotidiano social.❌FINALIZAÇÃO

🧐DIRETO(A) DEMAIS. APESAR DE VOCÊ FAZER UM TÓPICO FRASAL, TENHO A SENSAÇÃO DE QUE ESTÁ UM POUCO RÁPIDO (A) DEMAIS. VÁ DEVAGAR.
FALTOU A FINALIZAÇÃO DO PARÁGRAFO.

•DESENVOLVIMENTOS•
•TÓPICO FRASAL: É O PRIMEIRO PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO, NELE VOCÊ DEVE RETOMAR SEUS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS COLOCOU NA INTRODUÇÃO. É BEM SIMPLES, PESQUISE SOBRE.
•ARGUMENTAÇÃO:
VALE LEMBRAR QUE PARA ARGUMENTAR BEM, É PPRECISO DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA, DIZER AS CAUSAS DO PROBLEMA — 1 NO D.1 E OUTRA NO D.2. PARA ISSO, SE PERGUNTE: "POR QUE ESSE PROBLEMA ESTÁ ACONTECENDO?"
COLOQUE TAMBÉM UMA CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA. SE PERGUNTE: "O QUE ISSO GERA?". NÃO ESQUEÇA DE APRESENTAR UM REPERTÓRIO PARA COMPROVAR O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.
•FINALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA FINALIZAR O DESENVOLVIMENTO. AQUI VAI UMA: DIGA QUE O QUE FOI DITO NO PARÁGRAFO É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, OU ALGO ASSIM.


✍🏽✍🏽D.2✍🏽✍🏽

✅[TÓPICO FRASAL]Além disso, é plausível salientar que a cultura do consumo intenso de alimentos industrializados é responsável pelo crescimento da obesidade brasileira. ✅[DADO]De acordo com dado do IBGE 22,8% da população está obesa😉[em que ano?]. ✅[ARGUMENTAÇÃO]Indubitavelmente, essa taxa é proveniente de uma rotina de má alimentação que é enraizada no dia a dia dos brasileiros que encontram, nesses alimentos, [ACHO QUE NÃO ERA PARA ISOLAR O "NESSES ALIMENTOS" uma forma mais econômica e rápida de se alimentar.❌FINALIZAÇÃO

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO ✍🏽✍🏽
Portanto é evidente que o consumo de alimentos ultraprocessados é uma questão alarmante. Dessa forma, ✅AGENTE cabe às escolas, ✅DETALHAMENTO responsáveis pela educação de todos, ✅AÇÃO desenvolver projetos de educação alimentar, ✅MEIO por meio de seminários que contam com a presença de nutricionistas ✅FITO 📝[,] a fim de esclarecer à sociedade sobre os malefícios dos alimentos ultraprocessados.✅ A partir disso, pode se ter uma nação sem práticas nocivas à saúde.
😉RETOME O REPERTÓRIO USADO NA INTRO.

🧐ÓTIMO!

💖ESPERO TER AJUDADO!💖@CamiMaddox,

Embora a Declaração Universal dos Di[…]

Olá, Bia. A sua redação n&at[…]

eurodrigo anasilva1 Bia2201 3m1ly Gi6[…]

eurodrigo Obrigado pela avaliaçã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM