Olá! Espero que esteja bem!
LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA EM REDAÇÃO.
CORRETO
ERRO/FALTA
ERRO DE PORTUGUÊS ( AINDA NÃO SOU MUITO BOA NESSA PARTE )
OPINIÃO
DICA
INTRO
[REPERTÓRIO]No documentário brasileiro "muito além do peso"
["Muito Além do Peso"], é discutido o aumento da obesidade entre crianças, que decifram
[DECIFRAM?]a quantidade de açúcar e gordura em alimentos ultraprocessados.
[LINK COM O REPERTÓRIO/TESE] Infelizmente
[,] o documentário não
destoa
[distoa] da realidade brasileira, na qual, não apenas, mas principalmente,
em
crianças e adolescentes, abusam de formulações industriais,
no
[com o] objetivo de controlar suas emoções. [FALTOU UM CONECTIVO. SUGESTÃO: Nesse sentido,] "A falta de tempo"[,] diariamente[,]
resultam a consumir
[resulta no consumo de]alimentos prejudiciais [à saúde],
usado essa desculpa para não consumir alimentos saudáveis. [ACHEI DESNECESSÁRIO A PARTE DESTACADA].
Muito bom, mas resuma o repertório e organize bem as partes da intro.
•Para ajudar•
•CONTEXTUALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS E ESTRATÉGIAS PARA COMEÇAR UM TEXTO, VOCÊ PODE COMEÇAR COM UM REPERTÓRIO OU UMA SIMPLES CONTEXTUALIZAÇÃO. VOCÊ PODE PESQUISAR ALGUMAS TÉCNICAS E VER QUAL GOSTA MAIS.
•TESE: O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O TEMA?
•ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO OU PROJETO DE TEXTO: É O SPOILER DOS ARGUMENTOS.
D.1
TÓPICO FRASAL
[REPERTÓRIO][COLOQUE SÓ O QUE INTERESSA]No filme "preciosa uma história de esperança"["Preciosa uma História de Esperança] da escritora americana Sapphire, é retratada de uma forma implícita, o tema abordado acima. Claireece "preciosa" de 16 anos encontra-se grávida de seu segundo filho, os quais foram consequências [o qual foi consequência] dos estrupos cometidos pelo seu pai,
[.]Claireece não tem o apoio de sua mãe, a qual mora com ela em um apartamento pequeno no harlem
[Harlem], [.]acima do peso e grávida Claireece torna-se empregada da sua mãe que a odeia, preparado comidas nada saudáveis, tentado amenizar seus sentimentos e rejeição.
[ARGUMENTO/LINK COM O REPERTÓRIO]Mostrado [Mostrando] que jovens acabam recorrendo a alimentação ruim, em busca de conter suas emoções, por não ter apoio de sua família ou traumas,[.] [Sendo assim,] acha
[acham] o consolo [que necessitam] nas comidas ultraprocessadas.
FINALIZAÇÃO
OBSERVAÇÕES:
1)Seu texto ficou meio expositivo, então, vou ter dar uma dica: Não comece com o repertório. "Não dê na cara". Comece devagar. Primeiro faça um tópico frasal dizendo sobre o que você vai falar. Aí depois você apresenta um repertório para embasar seu argumento.
O repertório tem que ser breve, ou seja, resuma — coloque a parte que interessa. Nunca, never, jamais se esqueça de argumentar. Finalize criticando o problema;
2) Faltou conectivos;
3) Atente-se à concordância verbal.
4)Finalize defendendo sua tese e dizendo que o problema é ruim — use um adjetivo como inadmissível, inaceitável.
•Para ajudar•
•TÓPICO FRASAL: É O PRIMEIRO PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO, NELE VOCÊ DEVE RETOMAR SEUS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS COLOCOU NA INTRODUÇÃO. É BEM SIMPLES, PESQUISE SOBRE.
•ARGUMENTAÇÃO: APRESENTE UM REPERTÓRIO, CONECTE-O AO PROBLEMA E ARGUMENTE!
•FINALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA FINALIZAR O DESENVOLVIMENTO. AQUI VAI UMA: DIGA QUE O QUE FOI DITO NO PARÁGRAFO É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, OU ALGO ASSIM.
D.2
[TÓPICO FRASAL] Entretanto, o problema não se encontra em comer comidas ultraprocessadas, e sim, nas consequências que isso traz a saúde. [FALTOU CONECTIVO] Consumo abusivo desses alimentos (miojo, enlatados, refrigerantes etc...) tendo em vista que o Brasil moderno empanturrar-se com esses alimentos, os quais afetam a saúde causado
[causando] doenças (câncer,depressão,diabetes,hipertensão entre outras...)
podendo causar
[e] doenças cardiovasculares.
FINALIZAÇÃO
ARGUMENTAÇÃO
REPITO O QUE DISSE NO D.1
CONCLUSÃO
Portanto medidas são necessárias para resolver o problema.
AGENTE E AÇÃO A família deve dificultar o acesso aos "alimentos ultraprocessados"
[RETIRE AS ASPAS]
[,]
MEIO por meio da ajuda de um psicólogo, buscado
[buscando] soluções para amenizar as emoções, apresentado
[apresentando e mostrando] alimentos saudáveis, mostrado seus benefícios. Espera-se, com essa medida, o consumo de alimentos ultraprocessados seja freado no Brasil.
Faltou a finalidade e o detalhamento.
•AGENTE: QUEM VAI FAZER A AÇÃO?
•AÇÃO: O QUE VAI SER FEITO
•MEIO: COMO VAI SER FEITO?
•FINALIDADE: COM QUAL INTUITO ISSO SERÁ FEITO?
•DETALHAMENTO:DETALHE ALGO COMO O AGENTE. PARA ISSO PERGUNTE-SE PELO QUE ELE É RESPONSÁVEL.
Última dica: "buscado" não é o mesmo que "buscando".
"Buscado " está no passado e dificilmente você usará na redação."Ex: Tinhamos buscado aprender o alfabeto no ensino fundamental.
Buscando" é uma ação inacabada. Ex: Estamos buscando tirar 1000 na redação.
Espero que tenha te ajudado.
Não desista! Persista!
Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!