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Segundo Jack Bosmas, "a globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando as distâncias afetivas". Nesse contexto, vê-se como as redes sociais afetaram negativamente e distanciaram as relações interpessoais entre os indivíduos. Essa problema está intrinsecamente ligada tanto com o padrão de vida imposto pela sociedade, quanto com o prejuízo do uso excessivo das mídias sociais.
Em primeiro plano, vale ressaltar que as pessoas mostram sua melhor versão na mídia. De acordo com Durkeim, o fato social é o modo de agir e pensar dotado de exterioridade, generalidade e coercitividade. De maneira análoga, a ideia de vida perfeita exposta através do aparelho celular, que muitas vezes não corresponde com a realidade, conduz os internaltas a pensarem que precisam ter aquela; por consequência, a autoestima fica comprometida.
Em segundo plano, cabe salientar as diversas horas passadas na internet. A frase célebre de Bauman diz que, vivendo o mundo virtual, deixamos de ver a beleza do mundo real. Sob essa ótica, a população perde o contato físico fraterno, importante para formação pessoal, vendo a vida de outras no Instagram, Twitter, Facebook, entre outras redes; além disso, esse vício reflete na dificuldade de tomar decisões, as quais são importantes para o desenvolvimento e aprendizado.
Portanto, medidas são necessárias para conter os impactos das redes sociais. Dessa forma, o Ministério da Educação deve concientizar a respeito da importância da interação social, por meio de atividades coletivas nas escolas com participação familiar, como gincanas e passeios escolares, a fim de aumentar laços afetivos. Assim, a sociedade deixará de viver as sombras do mundo nas redes sociais como na Alegoria de Platão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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